Notibras

Ramal Camaragibe do metrô chega ao quarto dia sem funcionar

O ramal Camaragibe do Metrô do Recife completou, nesta quinta-feira (30), o quarto dia seguido sem funcionar, deixando milhares de passageiros sem transporte. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ainda não há previsão de reabertura das cinco estações que permanecem fechadas desde o início da semana.

As estações afetadas são: Camaragibe, Cosme e Damião, Rodoviária, Alto do Céu e Mangueira. O trecho está totalmente paralisado desde segunda-feira (27) por causa de problemas elétricos e estruturais na rede, identificados após fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife.

De acordo com a CBTU, técnicos seguem realizando inspeções e reparos nos equipamentos, mas o trabalho tem sido dificultado pelas condições de segurança e pela necessidade de substituir cabos danificados. A empresa informou, em nota, que o ramal Centro segue operando normalmente entre as estações Recife e Jaboatão.

Enquanto isso, a população enfrenta superlotação nos ônibus e longas esperas nas paradas. Passageiros que dependem do metrô para chegar ao trabalho relatam transtornos diários.

“Eu levo quase o dobro do tempo para chegar. Além de caro, os ônibus estão sempre cheios. O metrô fazia muita falta”, contou a comerciária Maria Eduarda Silva, que mora em Camaragibe.

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que reforçou algumas linhas de ônibus que atendem o corredor do metrô, mas reconhece que a demanda aumentou muito desde a paralisação.

O ramal Camaragibe é um dos mais movimentados do sistema, transportando cerca de 90 mil passageiros por dia. A interrupção total do serviço tem causado impacto principalmente nos moradores de Camaragibe, São Lourenço da Mata e bairros da Zona Oeste do Recife.

A CBTU disse que uma nova atualização sobre a situação das estações será divulgada assim que houver avanço nos reparos, mas não há previsão para a retomada do funcionamento.

Sair da versão mobile