Notibras

TCU investiga contratos da prefeitura do Recife com empresas de engenharia

O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou um procedimento para apurar possíveis irregularidades em contratos firmados pela Prefeitura do Recife com empresas de engenharia. Os acordos em questão envolvem serviços de manutenção em unidades escolares e de saúde da capital pernambucana.

A informação foi divulgada pelo portal UOL e confirmada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e por Notibras. A suspeita é de que os contratos possam apresentar indícios de sobrepreço, direcionamento de licitações ou outras falhas administrativas.

A investigação do TCU ocorre após o recebimento de denúncias e análises preliminares que apontam inconsistências nos valores e na execução dos serviços contratados. Técnicos do tribunal devem agora aprofundar a apuração, com análise documental e, eventualmente, vistorias in loco nas unidades beneficiadas pelos contratos.

A prefeitura do Recife ainda não se pronunciou oficialmente sobre a investigação. Procurada pela imprensa, a administração municipal informou que aguarda notificação formal do TCU para se manifestar e colaborar com eventuais esclarecimentos.

Caso sejam constatadas irregularidades, os responsáveis poderão ser penalizados, inclusive com multas, suspensão de contratos e a obrigação de ressarcimento aos cofres públicos.

Sair da versão mobile