Notibras

Trump absolvido pela segunda vez de impeachment

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi novamente absolvido pelo Senado neste sábado (13), em seu segundo julgamento de impeachment.

Após 43 senadores votarem “não culpado”, ficou claro que não seria alcançada a margem mínima de 67 votos (dois terços da Casa) para condenar o ex-presidente, acusado de incitar a insurreição contra o Capitólio americano no dia 6 de janeiro, quando legisladores estavam reunidos para certificar a vitória do presidente Joe Biden. Trump nega. A invasão deixou cinco mortos.

No total, 57 senadores votaram pela condenação do ex-presidente, incluindo sete republicanos. Segundo o The New York Times, trata-se do maior apoio bipartidário para a condenação de um presidente em todos os casos existentes na história americana.

Acusações de impeachment são políticas, e não criminais. Uma absolvição basicamente significa que o Senado não encontrou causa para a remoção do presidente – no caso de Trump, que já não ocupa mais a Casa Branca, o efeito prático de uma condenação poderia ser a perda de direitos políticos.

Sair da versão mobile