Notibras

Trump pede diálogo entre Moscou e Kiev para evitar 3ª Guerra

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado, 8, que é necessário que a Rússia e a Ucrânia iniciem negociações imediatas, caso contrário a crise pode se transformar em uma Terceira Guerra Mundial e causar a destruição global.

“Devemos [começar] a negociação imediata de um fim pacífico para a guerra na Ucrânia ou acabaremos na Terceira Guerra Mundial, e não restará nada do nosso planeta”, disse Trump, durante um comício em Minden, Nevada.

No meio da semana o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou um decreto sobre a implementação da decisão do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia sobre a impossibilidade de manter conversas com o presidente russo, Vladimir Putin. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou vai esperar uma mudança de posição sobre as negociações do atual presidente do país ou de seu sucessor.

A Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk pediram ajuda para se defenderem das provocações ucranianas. Em resposta à operação da Rússia, os países ocidentais lançaram uma ampla campanha de sanções contra Moscou e forneceram armas à Ucrânia.

Em 30 de setembro, o presidente russo Vladimir Putin e os chefes das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, bem como as regiões de Kherson e Zaporozhye, assinaram acordos sobre a adesão desses territórios à Rússia, após referendos que mostraram que uma esmagadora maioria da população local apoiou tornar-se parte da Rússia.

Sair da versão mobile