Notibras

Visconde de Sabugosa faz sombra à Casa Branca na luta contra vigarista

Antes apenas uma disputa entre adversários políticos que se respeitavam e entendiam que perder ou ganhar faz parte do jogo, as eleições presidenciais se transformaram em uma corrida maluca e com personagens muito piores e mais vigaristas do que o lendário Dick, protagonista do desenho animado criado pela dupla Joseph Barbera e William Hanna. Ainda mais nocivo do que a ficção, o Dick da vida real, sem chance alguma de vencer limpamente a corrida, vive de armar fraudes e armadilhas contra seu principal concorrente, de modo a impedi-lo de vencer.

Ao contrário do vilão caricato das revistas em quadrinho, o Dick Vigarista da política brasileira é golpista, cruel, vingativo, detesta os carecas e não consegue calar sua mulher Cruella. Na tentativa de deixar seu gado e todo povo à míngua, ele se associou a personagens gentilmente cedidos por Walt Disney, entre eles João Bafo de Onça, presidente imaginário daquele país e que só anda grudado ao detestável, rabugento e antropofágico Capitão Gancho, o famoso invasor do Capitólio em janeiro de 2021.

Primo irmão do Mancha Negra, Capitão Gancho é o responsável por ensinar maldades a Huguinho, o dono do chapeuzinho vermelho entre os três filhos de Dick, hoje mais conhecidos por Irmãos Metralhas. Contra seu próprio reino, Huguinho, de posse de seu novo passaporte afegão, convenceu Bafo de Onça e Capitão Gancho a ameaçarem o Mundo Encantado de Monteiro Lobato com um tarifaço. Em carta ditada pelo cachorro Rabugento e encaminhada ao Visconde de Sabugosa, cabra travestido de sapo barbudo, Bafo de Onça queria emparedar Sabugosa, abrir caminho para Dick Vigarista se livrar do careca e fazer de Huguinho seu embaixador no novo reino do faz de conta.

Vermelho de raiva pela força do xerife carecão e pela prematura fuga da Maga Patalógica para a Itália, João Bafo vem tentando, em vão, uma audiência com o Papai Smurf daquela igreja evangélica que trabalha dia e noite para transformar Dick Vigarista em seu Cuca. Papai Smurf não recebe o tio do Pato Donald porque sabe que, após o traiçoeiro e bandido tarifaço, é grande o risco de ele perder o dízimo dos smurfinhos e inocentes úteis, do pessoal do agronegócio e dos tubarões da Faria Lima.

A pior reação foi a de Sabugosa. Como apoio até mesmo de ex-aliados do doidão da corrida maluca, o Visconde decidiu se vestir de verde amarelo e coaxar alto contra o João que se acha o dono do mundo. Aproveitando a oportunidade dada por Bafo de Onça, Sabugosa se uniu à trupe liderada pelos meninos de toga, os quais não suportam mais os desmandos em favor da anistia comandados pelo Rabicó da Paraíba e pelo Jeca Tatu do Amapá, mestres fictícios da Casa dos Horrores. Conspirador contumaz e escorregadio como quiabo recém-colhido, nem mesmo Já’Far, o pendular malvadão grão-vizir de Aladdin, está livre do bafo de João.

Assessorado por Scar, o ex-comunista e irmão traidor de O Rei Leão, Já’Far terá de se contentar novamente com o trono do maior e mais rico estado do Brasil. A se confirmar o fracasso da nova trama golpista contra o Visconde democraticamente eleito, estará provado que nem todo o exército de bufões criado por Bafo da Onça e guiado pelo mito de Oz conseguirá deter a maldição de Shan Yu, o personagem em que Visconde de Sabugosa se transforma quando quer engolir a seco todos os que tentam desafiar a Liga da Justiça. Em resposta a João Bafo de Onça, Shan Yu informou que aqui é ele quem manda. Sobre a tentativa de transformar Dick em seu Cuca, ele disse: No Brasil, seu Cuca é eu.

…………….

Wenceslau Araújo é Editor-Chefe de Notibras

Sair da versão mobile