Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

O que é preciso saber na hora de pendurar quadros

Foto: Mariana Orsi
Pedro Nascimento, Edição

Da obra de arte ao pôster, vale a pena emoldurar diferentes tipos de imagens e objetos para decorar a casa. Mas antes, veja abaixo como não errar.

Parede neutra – Prefira pendurar quadros em paredes que tenham uma pintura única, de preferência branca, ou composição única, como neste exemplo de tijolinhos. Não misture uma pintura estilizada na própria parede com as pinturas dos quadros.

Mistura – Abuse da criatividade. As composições de quadros podem se mesclar a louças e outras peças.

Unidade – Quando as obras são parecidas ou tem elementos em comum, é possível dispor os quadros sem distância um do outro, formando uma composição ‘única’. Mesmo que de forma assimétrica e irregular.

Em volta da telinha – A parede de TV na sala de estar, em geral, é um bom espaço para abusar dos quadrinhos menores. Se houver prateleira ou estante, fica ainda mais fácil fazer a composição.

Moldura branca – Telas a óleo, por exemplo, não combinam com molduras de laca branca. Prefira este estilo para obras mais modernas e coloridas, como é o caso das pinturas de Genaro de Carvalho.

Menos é mais – Molduras de desenho mais rebuscado e colorido, com inspiração retrô, estão sendo pouco a pouco substituídas por modelos mais neutros.

Ambientação – Mas também é super importante levar em consideração o ambiente no qual a obra será inserida. Espaços modernos comportam peças com molduras maiores, com mais volume e profundidade.

Fotos – Tem várias fotografias com um assunto central? Elas podem ficar bem dispostas em molduras simples dentro de uma composição regular e simétrica.

Desenhos – Gravuras ficam melhores quando envolvidas por acabamentos mais delicados e sem volume. Às vezes, até mesmo sem moldura como nesta obra das artistas Adriana e Carlota.

Objetos – Objetos afetivos como o sapatinho da infância, a camiseta do time ou lembranças de viagem (como a louça da foto), devem ser acomodados em molduras tipo caixa antes de serem penduradas. Isso ajuda na conservação e evita o acúmulo de pó.

Lembre-se – Os principais pontos que devem ser observados antes de emoldurar são a harmonia entre as peças escolhidas, a posição e a decoração. Quadros são excelentes objetos de decoração, mas não podem chamar toda a atenção do ambiente para si.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente