Gripe
Começa corrida a postos de saúde em busca de vacinação
Publicado
emGuilherme Pera
A campanha de vacinação contra gripe no Distrito Federal teve início nesta segunda-feira (17). Até quinta (20), serão oferecidas doses somente para trabalhadores da área da saúde e, a partir do dia 24, começam a ser atendidos os demais grupos prioritários. O estoque ficará disponível até 26 de maio.
Serão vacinados contra a gripe pela rede pública de saúde:
- crianças de 6 meses a 5 anos
- detentos
- gestantes
- idosos
- indígenas
- jovens do sistema socioeducativo
- pessoas com doenças crônicas
- professores das redes pública e privada
- mulheres cujo parto ocorreu até 45 dias antes da vacina
Os idosos que durante a campanha estiverem sem condições físicas de se deslocar até os postos de vacinação podem agendar a vacina em domicílio pelo telefone Disque-Saúde 160.
Segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, os professores foram incluídos neste ano por terem contato direto com crianças. “Eles têm maior risco de serem contaminados pelo vírus influenza e de transmitir para os alunos”, disse, em entrevista coletiva nesta segunda (17) para lançamento da campanha.
Sobre a primeira semana destinada exclusivamente aos profissionais de saúde, Fonseca justificou que eles já estão nas unidades, sem necessidade de mobilização, e que é uma forma de evitar riscos para os pacientes nos dias seguintes, destinados aos outros grupos.
A campanha abrange 687.155 pessoas no DF. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada categoria. Isso significa um crescimento em relação ao ano passado, quando esse número foi estabelecido em 80%, e foi superado.
A imunização ficará disponível em 130 dos 180 postos de saúde de Brasília, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
Em 13 de maio (sábado), haverá o Dia D, quando, além dos postos, 20 unidades móveis estarão preparadas com as doses. Trata-se de uma mobilização nacional.
De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Gessyane Vale Paulino, 30% da população foi vacinada no Dia D em 2016. “O estoque vem em partes para não faltar”, disse. Até o momento, o DF conta com 188 mil doses da vacina.
A vacina protege contra três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS). São dois do tipo A – H1N1 e H3N2 – e o influenza B.