Disputa na Alemanha
Ana Paula traz troféu de torneio mundial de vela para Brasília
Publicado
emNa última semana, de 19 a 26 de junho, o time CotaMil/BRB de vela adaptada participou de Campeonato Mundial da modalidade, na Alemanha. Na competição, os atletas de Brasília, Ana Paula Marques e Estevão Carvalho, utilizaram barcos da Classe Mundial Hansa 303, alugados pelos organizadores, e tiveram as passagens aéreas concedidas pelo Programa Compete Brasília.
Os atletas foram os únicos brasileiros selecionados para essa competição, considerada o maior evento da Federação Internacional da Vela (ISAF). A velejadora Ana Paula Marques conquistou o 2º lugar no campeonato. Estevão Carvalho classificou-se em 17º lugar, dentre 32 atletas da categoria masculina.
Mauro Osório, presidente da Federação Brasiliense de Vela Adaptada, explica o que significa esse resultado: “Há sete anos, quando teve início o projeto, estabelecemos uma meta, a de criar novos atletas, inclusive crianças. E hoje estamos começando a colher os resultados. Isso mostra que nosso trabalho tem sido reconhecido e que temos caminhado na direção certa. Estamos muito felizes”.
Os atletas retornam amanhã a Brasília e Mauro Osório convida todos a participarem da homenagem que será feita a eles, ainda no aeroporto: “Às 10h30, eu, integrantes e atletas do projeto, estaremos no aeroporto para recepcionar a Ana Paula, o Estevão e os demais colegas que os acompanharam no campeonato. Estão todos convidados a participarem desta comemoração”.
Os velejadores fazem parte do Projeto “Vela Para Todos”, apoiado pelo BRB. O presidente do Banco de Brasília, Vasco Gonçalves, afirma que o BRB foi pioneiro no apoio à vela adaptada e completa: “Recebemos a notícia do resultado do campeonato com grande alegria. Ter atletas da cidade, patrocinados pelo Banco, participando e chegando ao pódio de um campeonato mundial é motivo de muito orgulho”.
Mauro Osório destaca, ainda, que o apoio do Banco é extremamente importante e traz segurança ao projeto: “O BRB está conosco há quatro anos, desde quando buscamos expandir o projeto, com novos barcos e novos professores”.
Ao todo, foram 20 regatas, realizadas entre os dias 19 e 26 de junho. As provas ocorreram nas águas do Mar Báltico, na cidade alemã de Kiel, considerada um dos maiores centros de Vela na Europa e onde são realizados os mais importantes eventos mundiais. O evento contou com a participação de mais 80 atletas, de 39 países.
Essa foi a segunda vez que o Brasil e a América do Sul foram representados em um evento mundial da Classe Hansa 303. No ano passado, Ana Paula também conquistou o segundo lugar na categoria feminina, no primeiro campeonato fora do país. Ainda no ano passado, Ana Paula também foi considerada a melhor atleta paralímpica no Prêmio Brasília Esporte 2016.