Curta nossa página


Até amanhã, 23

Veja atrações gratuitas para aproveitar o 8º Fórum Mundial

Publicado

Autor/Imagem:
Pedro Nascimento, Edição

Algumas atividades do 8º Fórum Mundial da Água são gratuitas e abertas a todo o público, o evento que começou no último sábado (17) já atraiu mais de 56 mil pessoas, ainda dá tempo de visitar o espaço que ficará aberto até sexta (23).

Na programação, o espaço Green Nation é um dos mais esperados, segundo os organizadores. A estrutura para “experiências interativas e sensoriais” está localizada na Vila Cidadã, no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Para participar, é preciso realizar a inscrição gratuita pela internet.

Ao todo, serão mais de 350 atrações na vila, desde mesas de debates, mostra de cinema, festival multimídia e oficinas criativas para adultos e crianças. A expectativa é receber 35 mil visitantes de 169 países.

  • Submarino – No espaço Green Nation, uma instalação levará o visitante a simular uma imersão no fundo do mar. A experiência multimídia permite ver a fauna e a flora marinhas. O objetivo, segundo a organização do fórum, também é mostrar como esse ambiente sofre com poluição, lixo e pescas predatórias.
  • Design Thinking para crianças – Para as crianças, a Oficina Maker vai propor reflexões sobre o consumo de água nos ambientes mais próximos, como em casa e na escola. Além disso, os pequenos também poderão participar da criação de protótipos que tragam soluções para reuso, reciclagem ou redução do consumo de água nesses locais.
  • Estação Antártica – Outra atração bastante esperada é a Estação Antártica. No espaço, é possível conhecer de perto como é a vida no frio extremo. A instalação vai reproduzir o laboratório e a moradia dos cientistas no continente gelado.
    A simulação na Antártica tem dormitório, sala de pesquisa e veículo pra neve. Para entrar na estação, o visitante passa por essa instalação que imita uma geleira, e sente, inclusive, o frio. A temperatura no local vai ser de 12 ºC. Também haverá neve artificial em toda estação.
  • Asa delta – Um simulador em realidade virtual vai proporcionar um “voo” a regiões do Brasil onde a água é protagonista. A experiência gratuita mostra a importância desse bem líquido no transporte, na alimentação e na geração de energia pelo país.
  • Água na mídia – Nesta quinta (22) – Dia Mundial da Água –, a arena da Vila Cidadã vai sediar do debate entre autores de novelas e minisséries sobre como a questão da água pode e deve ser tratada na mídia. O debate, gratuito e aberto público, será mediado pela jornalista Sônia Bridi.
  • Contação de histórias – O Projeto Douradinho convida crianças presentes na Vila Cidadã para agirem em defesa de rios e matas ciliares. A reflexão será a partir do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”.
    Já o projeto Turma do Planeta lançará o livro da primeira aventura contando a história de “Como Tudo Começou”. Um e-book, “Fala Bia!”, vai mostrar como a turma limpou um rio.
    A escritora de origem étnica potiguara, Eliane Potiguara, também integra essa área da programação com o livro “A Cura da Terra”. A história fala sobre a natureza, os homens, a origem das coisas e a sabedoria dos ancestrais.
  • Cocriando o futuro – Nestas oficinas, os participantes desenvolvem novos olhares sobre atitudes que precisam mudar para construir uma sociedade sustentável e realmente nova. Cada um poderá levar ideias, que serão trabalhadas com o desafio de descobrir como colocá-las em prática.
  • Mercado de soluções – A proposta voltada para o empreendedorismo vai apresentar 60 experiências individuais ou comunitárias de diversas partes do mundo, todas relacionadas a boas práticas e gestão no uso da água. A ideia é que os visitantes percebam que podem replicar as iniciativas ou criar suas próprias soluções.
  • Feira do fórum – A feira do 8º Fórum Mundial da Água é um espaço para instituições apresentarem produtos, serviços e soluções para empresas, consumidores, governos e sociedade. Do ponto de vista social, o objetivo, segundo a organização, é que o espaço funcione como uma “vitrine” para essas áreas mostrarem soluções quem vêm sendo executadas para manter a qualidade e o uso sustentável da água.

O espaço está localizado no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha e tem entrada gratuita para todo o público.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.