Curta nossa página


Bombeiros entram em ação contra incêndio na Floresta Nacional

Publicado

Autor/Imagem:


A Floresta Nacional foi atingida por um incêndio de grandes proporções no início da manhã deste sábado (23). De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos seis equipes prestam atendimento no local. Uma aeronave também foi deslocada para a região para ajudar no combate ao fogo. Entre as preocupações da corporação está a possibilidade de as chamas se alastrarem até residências próximas.

Para evitar danos maiores, os bombeiros pediram ajuda à Polícia Militar que, por meio do Batalhão de Policiamento com Cães, vai resgatar animais domésticos que estejam sozinhos nas casas. Ainda não é possível dimensionar a área consumida. As causas do incêndio também não foram apontadas.

Segundo os bombeiros 24 incêndios aconteceram simultaneamente em todo o DF. A corporação informou que o mais preocupante deles era o da floresta, também o único em ára de preservação ambiental.

Coordenador nacional do Prevfogo (ligado ao Ibama), Rodrigo Falleiro disse que, entre os casos de destaque, está um incêndio que atingiu a Floresta Nacional e destruiu 25% da vegetação.

Por causa da baixa umidade, também agravada pelas queimadas, a Defesa Civil manteve na quinta-feira (21) estado de atenção na capital do país. De acordo com a pasta, houve registro de índices inferiores a 30% nos últimos três dias.

Segundo a Defesa Civil, a Organização Mundial de Saúde indica que a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A OMS recomenda decretar estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%.

A Defesa Civil orienta a população a consumir bastante água, procurar locais protegidos do sol, especialmente áreas arborizadas, e evitar fazer exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h, período em que a insolação e evaporação atingem seus índices máximos. Os locais com aglomerações e aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade dos ambientes, também devem ser evitados.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.