Curta nossa página


Que que é isso, governador?!

Morar no SCS? Está mais para ideia de gerico

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja

Você já pensou em morar no Setor Comercial Sul, no centro nervoso de Brasília? Pois é. Essa é a mais nova ideia (absurda, para a maioria da população) que vem sendo patrocinada pelo Palácio do Buriti. A área foi criada especificamente para atender o setor de serviços e negócios, mas, no entendimento do governo, revela o G1, é uma das alternativas para revitalizar a região.

Para o governo, o SCS está em decadência. E uma ‘sacudida’ pode mudar o atual quadro. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação estima em até 25% a áraea a ser destinada a moradores. O Iphan está analisando o projeto. O Setor Comercial Sul é tombado como patrimônio imaterial.

O GDF argumenta que a ocupação por moradores vai aumentar a circulação de pessoas e provocar uma consequente melhora na percepção do setor, assim como na sensação de segurança, diz o G1. E enfatiza que a medida. do ponto de vista do Buriti, “vai estimular a renovação da infraestrutura de prédios obsoletos, administrados pela iniciativa privada.”

Já agentes culturais envolvidos em projetos de ressignificação do SCS – como a produção de eventos, atividades artísticas, passeios turísticos e trabalhos sociais – temem que a mudança na finalidade freie a ocupação criativa do espaço e distancie a comunidade originária.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.