Curta nossa página


Só volta em 15 dias

Chuva vai embora e deixa umidade abaixo de 15%

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

A chuva que caiu sobre o Distrito Federal no meio da semana até que deu uma refrescada. Mas as nuvens pesadas se deslocaram para outras regiões e só devem voltar depois do ia 10 de outubro, segundo previsão do Inmet.

Foram três dias seguidos com muita água que provocaram danos e enxurradas nas regiões administrativas. Mas agora o calor voltou e com ele a baixa umidade do ar, que gira em torno de 10 a 15%.

Por conta do calor elevado e da volta da estiagem, a atenção com a saúde, em especial de crianças e idosos, deve ser redobrada. Brasília vive, portanto, mais um “alerta vermelho”  entre 11h e 18h.

Segundo o Inmet, o alerta vermelho corresponde a “grande perigo”, com risco de incêndios florestais e à saúde, com doenças pulmonares, dores de cabeça eczemas na pele.

Orientações importantes
Com a baixa umidade, alguns cuidados com a saúde devem ser redobrados. Confira recomendações para este período:

  1. Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz. Não esqueça de usar máscara de proteção individual, importante neste período para evitar o contágio pelo novo coronavírus;2.
  2. Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
  3. Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
  4. Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
  5. Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.