Curta nossa página


Disparo de mísseis

Americanos entram firmes para destroçar russos

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução

Especialistas americanos estão por trás dos ataques recentemente lançados pelas forças ucranianas contra a região de Kherson, usando o lançador de foguetes múltiplos HIMARS (High Mobility Artillery Rocket System), denunciou o vice-chefe da administração civil-militar regional de Kherson, Kirill Stremousov.

Tropas ucranianas lançaram ataques contra a usina hidrelétrica em Novaya Kakhovka e na ponte Antonovsky que atravessa o rio Dnieper na região de Kherson. Pelo menos uma dúzia de mísseis HIMARS usados ​​nos ataques foram derrubados pela defesa aérea.

“Não são os nacionalistas ucranianos que estão por trás do bombardeio da ponte Antonovsky. Estas são ações específicas dos americanos. Especialistas americanos que chegaram à Ucrânia estão atirando na ponte”, disse Stremousov, acrescentando que a ponte será restaurada em qualquer caso, com engenheiros militares e civis já estão trabalhando nisso.

Ele especificou que, se necessário, travessias de pontão poderiam ser montadas através do rio Dnieper dentro de algumas horas. No início desta semana, Stremousov disse que a região de Kherson estava reforçando seu sistema de defesa aérea em meio à intensificação dos ataques de mísseis do exército ucraniano.

O bombardeio de bairros residenciais em Kherson por tropas ucranianas tornou-se mais frequente nas últimas semanas. No início deste mês, a cidade de Novaya Kakhovka foi alvo de forças ucranianas usando o lançador de foguetes múltiplo HIMARS fornecido pelos EUA. Como resultado, um hospital e edifícios residenciais foram danificados e várias mortes foram relatadas.

A região de Kherson e a maior parte da região de Zaporozhye da Ucrânia agora são controladas pelos militares russos como resultado da operação especial que começou em 24 de fevereiro, depois que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk solicitaram ajuda da Rússia em meio à intensificação dos ataques das tropas ucranianas. Administrações militares-civis locais já foram formadas nas duas regiões, que anunciaram planos para realizar referendos para a adesão à Rússia.

Uma fonte de segurança russa disse que existem dois HIMARS, fornecidos à Ucrânia pelos Estados Unidos, atualmente implantados perto da região de Kherson, enquanto o restante está implantado na área de Donbass. A fonte disse que, de acordo com informações recebidas dos militares ucranianos, pessoal da OTAN fora do quadro de funcionários é responsável pelo uso dos sistemas HIMARS na Ucrânia. O Pentágono prometeu fornecer a Kiev mais de 20 HIMARS, 12 dos quais já foram transferidos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.