Curta nossa página


Espiões chineses

Americanos avaliam banir TikTok por lavagem cerebral

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

O senador da Flórida Marco Rubio e o deputado de Wisconsin Mike Gallagher assinaram um editorial no Washington Post pedindo que o TikTok seja banido nos EUA. Rubio e Gallagher anunciaram a intenção de introduzir uma legislação que proíba o TikTok e outras empresas de mídia social sob o controle do Partido Comunista Chinês.

“O TikTok oferece ao PCC uma capacidade única de monitorar mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, incluindo quase dois terços dos adolescentes americanos. Devemos banir esse possível spyware antes que seja tarde demais e não incentivar seu uso nos Estados Unidos”, disseram, sugrindo queo aplçicativo promove lavagm cerebral.

Os republicanos argumentam que o aumento da tensão com a China sobre Taiwan coloca os americanos em risco de possível vigilância pelos chineses. O TikTok é de propriedade da empresa chinesa ByteDance, que não é estatal, mas Rubio e Gallagher apontam que a lei de Inteligência Nacional da China obriga todos os cidadãos e empresas a ajudar no compartilhamento de dados como parte do trabalho de inteligência.

Isso deixa os americanos sensíveis à vigilância por meio de rastreamento de teclas, rastreamento de localização e coleta de histórico de navegação, argumentam as autoridades.

“Pequim também pode coletar informações confidenciais de segurança nacional de funcionários do governo dos EUA e desenvolver perfis de milhões de americanos para usar em chantagem ou espionagem”, escreveram.

Esta não é a primeira vez que tais alegações são feitas contra a plataforma de mídia social; de fato, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, expressou preocupações semelhantes de que o TikTok representasse uma ameaça à segurança nacional.

Na época, Trump chegou a impor um prazo para que o aplicativo de propriedade chinesa fosse vendido para uma empresa americana. O TikTok ultrapassou 3,5 bilhões de downloads totais e é consistentemente um dos aplicativos mais baixados do mundo.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.