Curta nossa página


Estoque zerado

Divisão na Otan mostra racha para armas contra a Rússia

Publicado

Autor/Imagem:
Ekaterina Bilinova/Via Sputniknews - Foto Reprodução

O chamado Grupo de Contato da Ucrânia, que reúne fornecedores de armas liderado pelo chefe do Pentágono Lloyd Austin, realizou uma reunião na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, em 20 de janeiro, para discutir a entrega de veículos pesados ​​à Ucrânia.

“A recente reunião do Grupo de Contato da Ucrânia e traficantes de armas, oficiais militares americanos e europeus, e o Departamento de Estado Americano, Inteligência e complexo industrial militar que ocorreu na Base Aérea de Ramstein, Alemanha, é um sinal de extremo desespero e admissão inevitável do fracasso dos Estados Unidos e seus aliados. É um último esforço do Ocidente como um todo para colocar uma cara corajosa – ou talvez uma cara insana – e tentar se iludir acreditando que as marés da guerra estão de alguma forma indo mudar a favor da Ucrânia”, disse Scott Bennett, veterano do 11º Batalhão de Operações Psicológicas do Exército dos EUA e ex-analista de contraterrorismo do Departamento de Estado.

A reunião de Ramstein reuniu mais de 50 líderes de defesa. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, afirmou que a Rússia estava se preparando para uma longa guerra e instou seus pares ocidentais a fornecer urgentemente mais armas a Kiev para garantir sua vitória. “Como a maioria das guerras, é provável que termine na mesa de negociações”, disse Stoltenberg, “mas o que acontece nas negociações está diretamente ligado ao que acontece no campo de batalha, então precisamos entregar mais armas à Ucrânia agora.”

A cúpula ocorreu no momento em que os militares russos conseguiram libertar Soledar e vários outros assentamentos na região de Donbass e iniciaram uma ofensiva na região de Zaporozhye. Washington supostamente recomendou que Kiev não se apegasse a defender a cidade de Bakhmut (Artemovsk) em Donbass e, em vez disso, se concentrasse em empreender uma grande contra-ofensiva contra o avanço das forças russas.

Armas racham a aliança
O chefe da OTAN elogiou a disposição dos estados membros de fornecer defesas aéreas, veículos de combate de infantaria e veículos blindados ao regime de Kiev e enfatizou que eles precisam aumentar a produção de armas e munições para reabastecer rapidamente os estoques. No entanto, a relutância da Alemanha em fornecer seus principais tanques de batalha Leopard 2 para Kiev surgiu como uma surpresa desagradável para Kiev e os líderes da OTAN.

A capacidade de formar um consenso no Ocidente foi seriamente enfraquecida por problemas domésticos, recessão econômica e inteligência muito fraca fornecida a políticos ocidentais sobre o que aconteceu e está acontecendo na Ucrânia e na Rússia, de acordo com a tenente-coronel aposentada Karen Kwiatkowski, ex-analista do Departamento de Defesa dos EUA.

“Acho que a Alemanha resistirá ao cada vez mais militante e ridículo [presidente ucraniano Volodymyr] Zelensky, em parte porque muitos concordam em tentar resolver em vez de escalar o conflito”, disse ela. “No entanto, mesmo que uma variedade de tanques, incluindo Leopards alemães (que não são de última geração) sejam enviados de vários países, o treinamento, a manutenção e os desafios logísticos de coordená-los rapidamente e operá-los com eficácia no campo de batalha são necessariamente limitados. Como por mais difícil que seja acreditar, mesmo as remessas de MBTs para a Ucrânia neste momento constituem mais sinalização de virtude e, claro, justificativa para mais gastos com defesa em casa.”

De sua parte, Bennett observou que a postura cautelosa de Berlim decorre do fato de que a Alemanha foi a que mais sofreu com a guerra de sanções EUA-Reino Unido contra a Rússia. O especialista em segurança dos EUA sugeriu que “provavelmente a Alemanha vê sua própria população crescendo em rejeição à guerra sem fim na Ucrânia e ao suicídio que está ocorrendo na energia da Alemanha e em outros setores de sua economia”.

“As empresas da Alemanha estão fechando por falta de calor e energia, e isso resultará no colapso do governo alemão, que pode se traduzir em outros movimentos semelhantes na França, Itália e Reino Unido”, observou Bennett. “Acho que estamos à beira de ver a Alemanha finalmente entrar em colapso em seu apoio à guerra americano-ucraniana contra a Rússia, pois a Alemanha sofreu mais do que qualquer outra nação européia, com perdas tremendas em seu setor de energia por causa dos Estados Unidos, da destruição do oleoduto Nord Stream e o fechamento da indústria russo-alemã por causa da falta de energia e do desespero e indignação que está aumentando entre os cidadãos alemães, que também está se reproduzindo em outras partes da Europa.”

Qual é o Endgame do Ocidente na Ucrânia?
Alguém pode se perguntar o que Kiev e o Ocidente estão tentando alcançar no conflito em andamento e qual é o objetivo final, de acordo com o tenente-coronel aposentado Kwiatkowski.

“Se alguém for cínico, podemos suspeitar que os tanques, assim como as baterias de defesa aérea Patriot, precisam de operadores ocidentais na Ucrânia ou na Polônia para serem eficazes, e isso significa alemães, britânicos, franceses e americanos no terreno lutando diretamente com a Rússia. Certamente um conflito direto no campo de batalha das grandes potências do século 20 nos lembra da estupidez política, incerteza e arrogância que levaram à Primeira Guerra Mundial”, disse ela.

“Se alguém for menos cínico, talvez os EUA sejam simplesmente extremamente mal liderados, tanto militarmente quanto politicamente, e estejam buscando uma guerra externa para desviar a atenção doméstica de problemas econômicos maiores e bombear a indústria doméstica de armas”, disse a analista.

Ela se referiu a vários relatórios dizendo que os fabricantes americanos e europeus não são “capazes e não serão capazes por vários anos de produzir munição, equipamentos e sistemas na taxa que a ‘bomba de sangue’ ucraniana está consumindo esses recursos”.

A mídia e os think tanks dos EUA revelaram no ano passado que, enquanto Washington estava generosamente dando à Ucrânia dezenas de munições e sistemas de armas diferentes, alguns estoques dos EUA já atingiram os níveis mínimos necessários para planos e treinamento de guerra. Em particular, algumas fontes citaram preocupações sobre os estoques americanos de munição de artilharia de 155 mm, mísseis antirradiação HARM, mísseis superfície-superfície GMLRS e mísseis antitanque portáteis Javelin, para citar apenas alguns.

No início deste mês, o secretário da Marinha, Carlos Del Toro, foi citado como tendo dito que em breve pode se tornar um desafio para os EUA continuar a se armar e fornecer armas a Kiev ao mesmo tempo, se a produção militar não aumentar. O que é pior, a “taxa de queima” de armas na Ucrânia excede as capacidades de reposição, observa a mídia dos EUA.

Da mesma forma, o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, admitiu em setembro de 2022 que “os estoques militares da maioria dos estados membros [da UE] foram, não diria esgotados, mas esgotados em grande proporção, porque temos fornecido muita capacidade aos ucranianos”.

“Não foi apresentado ao povo americano que esgotar nossa capacidade defensiva, mesmo que apenas por alguns anos, é um preço que vale a pena pagar por uma guerra sem fim em um país do Leste Europeu já amplamente derrotado”, observou Kwiatkowski.

Outro problema negligenciado pelos participantes do encontro de Ramstein é o fracasso em formular uma estratégia pós-guerra para a Ucrânia, de acordo com o tenente-coronel aposentado Kwiatkowski.

“O que falta é um plano para a Ucrânia do pós-guerra, e sem tal plano, a Ucrânia como país pode desaparecer completamente”, disse ela. “Talvez essa fosse a expectativa dos neocons de Washington e seus aliados britânicos e poloneses. Criar uma grande instalação de treinamento militar para a OTAN, onde uma ampla variedade de atividades inaceitáveis ​​poderia ser realizada à vontade. A variedade de laboratórios de guerra biológica na Ucrânia revelou cedo no conflito mostra como os ideólogos ocidentais já estavam usando a Ucrânia sem o consentimento das pessoas que vivem lá.”

De acordo com os especialistas militares dos EUA, nos próximos meses pode ver Moscou assumir o controle sobre as partes do antigo leste da Ucrânia, que juraram lealdade à Rússia. No entanto, não está claro o que as potências ocidentais farão no oeste da Ucrânia e como atenderão às necessidades dos ucranianos.

“A dura verdade é que ninguém está realmente trabalhando para os ucranianos, para resolver a situação de segurança e restaurar a paz”, disse o tenente-coronel aposentado Kwiatkowski. “Os russos intensificaram no leste e abordaram uma situação de segurança de longa data que foi projetada e incentivada por políticos americanos e alemães desde antes de 2014. Mas quem defende a Ucrânia ocidental? Certamente não Zelensky, um fantoche ocidental. Não a esquerda global progressista em Davos. Não Washington.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.