Curta nossa página


Nasa

Nave espacial produz imagem de ‘cara de urso’ em Marte

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

Uma característica peculiar do terreno que lembra vagamente o rosto de um urso foi detectada em Marte pela câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter da NASA.

As formas vistas na imagem são na verdade uma “estrutura de colapso em forma de V (o nariz), duas crateras (os olhos) e um padrão de fratura circular (a cabeça)”, explicou o investigador principal da HiRISE, Alfred McEwen.

“O padrão de fratura circular pode ser devido ao assentamento de um depósito sobre uma cratera de impacto enterrada”, escreveu McEwen na descrição da foto fornecida no site da Universidade do Arizona. “Talvez o nariz seja uma abertura vulcânica ou de lama e o depósito possa ser lava ou fluxos de lama”.

Esta não é a primeira vez que visões tão intrigantes são vistas em Marte: uma característica do terreno semelhante a um rosto humanoide foi descoberta em uma imagem da região de Cydonia tirada pelo orbitador Viking 1 há quase meio século.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.