Curta nossa página


3 mil 300 anos

Descoberta caverna funerária intocada da era de Ramsés II

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja - Foto Reprodução

Um grupo de arqueólogos israelenses descobriu recentemente uma caverna funerária de aproximadamente 3.300 anos, descrita como uma descoberta “única na vida”. A equipe descobriu fragmentos de cerâmica e artefatos de bronze que pertenciam aos tempos do antigo faraó egípcio Ramsés II, que morreu em 1213 aC, de acordo com um comunicado divulgado pela Autoridade de Antiguidades de Israel.

O achado foi no Parque Nacional Palmachim, ao sul de Tel Aviv. A grande maioria dos objetos encontrados data do final da Idade do Bronze, logo após ou durante o reinado de Ramsés II, que é bem conhecido na Bíblia.

Quando uma rocha se moveu durante as obras, lançando luz sobre todo um conjunto funerário cerca de 2,5 metros abaixo, a caverna foi descoberta. Inspetores do IAA foram chamados ao local, e um vídeo em hebraico de uma investigação inicial de um local onde ninguém pisava há mais de três mil anos captura sua alegria.

A caverna também incluía cálices com pés, panelas, potes de armazenamento, lanternas e pontas de flechas de bronze ou pontas de lança e tigelas, algumas das quais eram pintadas de vermelho e continham ossos. Os itens eram oferendas funerárias destinadas a acompanhar os que partiram em sua viagem final para a vida após a morte.

A descoberta de talvez vários esqueletos no canto da caverna em forma de quadrado na conclusão do vídeo traz o suspense a um crescendo. “Esta é uma descoberta única na vida! Não é todo dia que você entra em um cenário de Indiana Jones – uma caverna com ferramentas no chão que não foram tocadas em 3.300 anos”, disse Eli Yannai, especialista da IAA Bronze Age em um comunicado.

De acordo com Yannai, a importação de embarcações do Líbano, Síria e Chipre era típica para as montagens funerárias da época. Numerosos vasos de cerâmica de todos os tamanhos e formas foram descobertos, incluindo panelas, jarros, tigelas profundas e rasas.

Outros materiais biológicos, como uma provável aljava que continha uma variedade de pontas de flechas ou pontas de lança de metal descobertas na caverna, podem ter se decomposto ao longo dos milênios.

“Os achados na caverna datam do século XIII aC (Idade do Bronze Final IIB). […] A caverna pode fornecer uma imagem completa dos costumes funerários da Idade do Bronze Final”, acrescentou Yannai. “Neste período, no longo reinado do Faraó Ramsés II da Décima Nona Dinastia Egípcia, o Império Egípcio controlava Canaã, e a administração egípcia fornecia condições seguras para o extenso comércio internacional”.

Estas não são as primeiras descobertas arqueológicas da área; também há vestígios de assentamentos da era muçulmana no conhecido parque da praia. O parque abriga uma trilha arqueológica autorizada que homenageia, entre outras construções, uma antiga fortaleza que guardava a orla há cerca de 3.500 anos, quando era habitada pelos cananeus, vassalos dos governantes egípcios.

Os arqueólogos escavaram intermitentemente no local desde 1992, e trabalhos anteriores revelaram uma pedreira que estava ativa no momento em que a caverna recém-descoberta foi construída. “O fato de a gruta ter sido selada, e não saqueada em períodos posteriores, permite-nos, com os meios científicos hoje disponíveis, extrair muita informação dos objetos e materiais que nelas sobreviveram, e que não são visíveis ao olho, incluindo materiais orgânicos. A caverna pode nos fornecer uma imagem completa dos costumes funerários no final da Idade do Bronze”, disse Yannai.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.