Curta nossa página


Distúrbios maléficos

Depressão feminina está ligada a problemas do coração

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição - Foto Reprodução

Cientistas da Tyumen State Medical University (TyumSMU), do Ministério da Saúde da Rússia, identificaram a ligação entre depressão e doenças cardiovasculares em mulheres. Segundo os pesquisadores, os distúrbios que envolvem a depressão muitas vezes coexistem com uma série de doenças perigosas do coração, vasos sanguíneos e sistema metabólico. Os resultados do estudo foram publicados no Russian Journal of Cardiology .

A depressão e os transtornos de ansiedade são as doenças mentais mais comuns, que, segundo os especialistas, afetam seriamente a qualidade de vida e contribuem para um aumento da incapacidade a par das doenças somáticas. De acordo com especialistas da OMS , quase 50% da população mundial experimentou sinais de um distúrbio neuropsiquiátrico pelo menos uma vez na vida.

Uma equipe de especialistas da Tyumen State Medical University (TyumSMU) descobriu uma correlação entre esses distúrbios psicológicos e problemas físicos como síndrome metabólica, níveis elevados de colesterol e agravamento dos sintomas de hipertensão arterial em mulheres.

“A síndrome metabólica é caracterizada por metabolismo prejudicado de gorduras e carboidratos e um aumento dramático no peso corporal, e o controle deficiente da hipertensão arterial dificulta o controle de suas manifestações agudas. e obesidade”, disse Alexei Efanov, professor do Departamento de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da Tyumen State Medical University.

Os pesquisadores explicaram que a relação que identificaram indica a utilidade de incluir testes para depressão no plano de triagem de pacientes com hipertensão. “Não observamos essa correlação em homens, então vemos um claro componente de gênero na relação entre transtornos depressivos e distúrbios metabólicos, o que certamente deve ser levado em consideração na prática clínica”, disse Efanov.

Hipertensão e níveis elevados de colesterol são encontrados em pacientes com níveis visíveis e ocultos de sofrimento psicológico, segundo o estudo. Pacientes hipertensos sem sintomas depressivos eram significativamente menos propensos a ter dificuldade em normalizar sua pressão arterial com medicação, relataram os pesquisadores.

Segundo os pesquisadores, as mulheres tiveram uma incidência estatisticamente maior de obesidade, bem como níveis clínicos e elevados de depressão. Aqueles sem sinais de depressão eram estatisticamente significativamente mais jovens, com maior probabilidade de serem mais bem educados e de viver em áreas rurais.

Mais pesquisas sobre distúrbios psicológicos em pacientes com hipertensão arterial, sua detecção e correção oportunas reduzirão o risco de desenvolvimento e mortalidade por doenças cardiovasculares , acreditam os especialistas.

O estudo analisou 1.658 pessoas com idades entre 25 e 64 anos que vivem em Tyumen e na região de Tyumen, disseram os pesquisadores. Foram utilizados métodos de pesquisa epidemiológica, tonometria, avaliação da depressão com a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) e avaliação laboratorial de sangue.

O próximo desafio para a equipe científica é expandir o estudo e avaliar o impacto da depressão na saúde cardiovascular por um longo período de tempo. A Tyumen State Medical University é membro do programa “Priority 2030” do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa para apoiar as universidades.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.