Curta nossa página


Duvida?

Realidade virtual mostra o caminho da morte ainda em vida

Publicado

Autor/Imagem:
Oleg Burunov/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Sem ninguém saber realmente como é morrer de uma vez por todas, o artista australiano Shaun Gladwell não pensou duas vezes em criar uma nova simulação de realidade virtual (VR) que dá aos participantes uma visão sobre a vida após a morte.

A simulação faz parte da exposição de Gladwell chamada “Passing Electrical Storms”, que é apresentada no festival de cultura Melbourne Now, realizado na National Gallery of Victoria.

O artista desenvolveu uma “realidade estendida” (XR) que orienta os participantes através de uma simulação de desescalonamento da vida, da parada cardíaca à morte cerebral, uma experiência de RV que é supostamente apelidada de indutora de ansiedade.

A simulação também apresenta uma parte fora do corpo, que permite aos usuários olhar para baixo em seus cadáveres enquanto eles flutuam acima.

Os indivíduos que passam pela experiência são conectados a um monitor cardíaco e podem parar a qualquer momento que acharem muito desconfortável. A equipe está à disposição para “puxá-lo para fora” se ficar muito perturbador.

Marcus Crook, um morador de Melbourne que também tem uma exposição no festival, disse em um vídeo do TikTok que pode ver “como as pessoas diriam que [a experiência de RV] causa ansiedade e pânico. Isso definitivamente limita isso – eles colocam o dedo em um monitor de freqüência cardíaca e depois dizem para você levantar a mão se já tiver o suficiente e quiser parar.

“O que acontece é que você está deitado, a cama vibra e você fica em flatline. Os médicos passam por cima de você. Você pode se ver nos óculos e eles tentam reanimá-lo – não funciona. Então você flutua além deles no espaço e continua”, acrescentou Crook.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.