Curta nossa página


Brasil cai na real. PIB fica em 0,5% e a inflação vai a 6,56%

Publicado

Autor/Imagem:


Tecnicamente, após o feriadão para o réveillon, 2015 começa nesta segunda-feira 5. E as previsões para a economia não são das melhores, segundo analistas do mercado financeiro. Levantamento do Bioletim Focus, do Banco Central, aponta um PIB de apenas 0,5% e taxas de inflação de 6,56%.

Para 2014, a expectativa dos economistas para a inflação aumentou também, de 6,38% para 6,39%. O número fechado será apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), os economistas reduziram a estimativa de uma alta deste ano de 0,55% para 0,5%. Se confirmada, será a menor expansão desde 2009, quando o PIB teve retração de 0,33%. Para 2014, a estimativa aumentou de 0,14% para 0,15%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o crescimento da economia.

No fim de outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a economia brasileira saiu por pouco da recessão técnica no terceiro trimestre de 2014 – quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,1% na comparação com o trimestre anterior. De janeiro a setembro, a economia teve expansão de 0,2% frente ao mesmo período do ano passado. Já no acumulado em quatro trimestres até setembro, a alta foi de 0,7%.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.