Curta nossa página


Cerco ao tabagismo

França proíbe fumo em parques, praças, praias e outras áreas públicas

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque - Foto de Arquivo

A partir de 1º de julho, a França implementará uma série de medidas rigorosas para restringir o consumo de tabaco em espaços públicos ao ar livre. A nova legislação proíbe fumar em praias, parques, jardins, paradas de ônibus, áreas próximas a escolas e instalações esportivas. Aqueles que violarem as regras estarão sujeitos a multas de até 135 euros.

Essas ações fazem parte do Plano Nacional de Controle do Tabaco 2023-2027, que visa alcançar uma “geração livre do tabaco” até 2032. O plano também inclui o aumento gradual do preço mínimo dos maços de cigarro, de 11 euros atualmente para 12 euros em 2025 e 13 euros até 2027.

Embora as novas restrições não se apliquem às esplanadas de cafés nem ao uso de cigarros eletrônicos, o governo está considerando medidas adicionais para regular os vapes, como a redução dos níveis de nicotina e a proibição de sabores atraentes para os jovens.

A ministra da Saúde, Catherine Vautrin, enfatizou que o objetivo principal é proteger as crianças do fumo passivo e promover ambientes mais saudáveis. A iniciativa conta com amplo apoio popular, com pesquisas indicando que mais de 60% da população francesa aprova as novas medidas.

Essas ações posicionam a França ao lado de outros países europeus que estão adotando políticas rigorosas para reduzir o consumo de tabaco e proteger a saúde pública.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.