Curta nossa página


Questão de tempo

Bolsonaro deverá ser o primeiro ex-presidente preso por crimes contra a própria pátria

Publicado

Autor/Imagem:
Mathuzalém Jr - Foto de Arquivo

Como dizia o avô do maranhense José de Ribamar, o nosso José Sarney, o Marimbondo de Fogo, nunca corra atrás de um doido, pois ninguém sabe para onde ele vai. Os doidos da moda todos sabem quem são e, portanto, é desnecessário nominá-los. Ou não? Pouco importa. Importante é que cada um dos que ainda se mantém hipnotizados pelas trairagens de Jair e Eduardo Bolsonaro façam suas apostas. Ajudados pelo laranjão sem caldo Donald Trump, qual deles será preso primeiro? Acertou quem cravou Jair na cabeça. O filho fica para mais tarde.

Preocupadíssimo com a Lei Magnitsky, o ministro Alexandre de Moraes é cuidadoso, esperançoso e nada apressado. Além desses predicados, ele ainda é jovem e permanecerá por longo período como ministro da Corte Suprema do Brasil. Diante dessas informações, me parece óbvio que é Dudu Malvadeza quem não perde por esperar. Por enquanto, o que podemos dizer é que o trabalho sujo do deputado fujão nos Estados Unidos servirá, no mínimo, para limpar uma infeliz página da política brasileira, a de que tudo acaba em pizza.

Duvido, aposto e dou dois de vantagem. A antipatia dos brasileiros sérios e corretos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por seu filho 03 não tem retorno. Da mesma forma, não há hipótese de reversão do cenário de prisão imediata do mito. E agora mais do que nunca. A ingerência extemporânea e kafkiana de Donald Trump no Judiciário brasileiro mexeu com os brios de pelo menos oito dos 11 ministros do STF e, com certeza quase absoluta, de metade mais a outra metade do povo que odeia traidores.

Se imaginando um imperador sem corte revisora, o presidente dos Estados Unidos criou em sua cabeça oca uma estratégia natimorta. A ideia do líder republicano era colocar um irrelevante qualquer na presidência do Brasil e, sem dar um único grito, abocanhar o que lhe conviesse, especialmente nossas terras raras. Naufragou feio e levou consigo para o fundo do esgoto a empáfia e a suposta força dos Bolsonaro, cujo vitimismo virou piada de botecos.

Aliás, dizem os pensadores que, quando o caráter é fraco, o vitimismo se apresenta como um atalho enganoso para vencer na vida. Tudo a ver com o grupelho familiar. Acima de perversos e sádicos, os Bolsonaro são iniciantes em tudo que fazem ou pensam fazer. Metido a esperto, 03 produziu todo tipo de provas contra si e contra o pai. Resumindo a loucura vestibulanda do rebento, ele selou o destino daquele que um dia pensou em fazê-lo embaixador do Brasil nos EUA. Deus nos livrou dessa desdita.

Jair e Eduardo são a prova de que o bolsonarismo tem uma capacidade enorme de autodestruição. Foi assim com a pandemia e será assim após a fumaça do tarifaço e da sanção a Alexandre de Moraes. Autoridade alguma precisa trabalhar muito contra a seita bolsonarista. Ela mesma se pune. Cavam a própria sepultura. A punição política de todos os aliados de um mito que se perdeu na poeira é uma questão de tempo. Quanto a Jair Bolsonaro, a aplicação da lei já passou da hora. Amanhã, depois ou na semana que vem ele será o nono presidente brasileiro a ser preso, o primeiro por crimes contra a própria pátria.

………………..

Mathuzalém Júnior é jornalista profissional desde 1978

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.