Curta nossa página


Mágoa

Caminho para a paz interior é o perdão a nós mesmos

Publicado

Autor/Imagem:
Tania Miranda - Foto Francisco Filipino

Somos seres falhos. Guardamos por décadas tudo aquilo que nos machuca durante nossa caminhada por esse plano. Não é que queiramos, realmente, fazer isso. Tentamos esquecer tudo aquilo que nos machuca. Colocamos um sorriso falso em nossa face e seguimos em frente. Procuramos não cruzar o caminho daquilo que nos machuca. Mas, por vezes, mesmo não sendo esse nosso desejo, tal acontece. E não importa quem esteja do outro lado… a explosão é inevitável…

Amamos algumas pessoas, queremos distancia de outras. Algumas vezes esse sentimento brota naturalmente, em outras ele é cultivado aos poucos, devido a ações do dia a dia. Quando o Amor… ou o Rancor… brotam naturalmente, não existe nenhuma explicação plausível para tal. Simplesmente acontece. Quando é o Amor que cresce aos poucos, que felicidade… estamos no Paraíso na Terra. O problema é quando o Rancor vai crescendo aos poucos… e quando a gente menos espera, o Monstro está preparando o bote para nos devorar…

Nem sempre a pessoa que nos machuca percebe que tal está acontecendo. Porque esse é um processo lento. Mas o sentimento de exclusão que sentimos é forte… e vai crescendo dia a dia. E o que é pior… por mais que tentemos, não conseguimos nos livrar desse sentimento tão maléfico, para nós e para o agente causador de tal situação…

Não importa qual grau de proximidade essa pessoa mantém conosco… pode ser um conhecido, um amigo… um parente. E esse parente pode ser bem próximo de nós. Pode ser, inclusive, aquela pessoa que deveríamos colocar acima de tudo e de todos… mas, por motivos diversos, o Rancor nos afasta desta…

Não vamos confundir Rancor com Ódio, por favor. São dois sentimentos semelhantes. Porém, com algumas diferenças básicas. Enquanto o Rancor se manifesta, principalmente, pelo ressentimento contra alguma ação que a pessoa considera injusta para com ela, o Ódio é um sentimento de raiva e aversão ao outro. Claro que, se não conseguirmos vencer as barreiras do Rancor, ele pode, sim, transformar-se no segundo sentimento. E a única forma de nos livrarmos deste é entendermos que ele domina nossa alma e precisamos de muita força de vontade para conseguir soltar as amarras…

O Rancor nasce de um outro sentimento, que é na verdade a porta de entrada para esse Mundo.

Sombrio… a Mágoa. E como ela nasce em sua alma? Pode ser uma das três opções que vou elencar a partir de agora… pode ser uma decepção, uma ofensa ou uma injustiça… se você passou por alguma destas situações, e não conseguiu superar tal momento, com certeza, ficará magoada. O ressentimento tomará conta de seu ser e uma tristeza indescritível se tornará sua companheira fiel…

Como combater tal Estado de Espírito? Parece algo simples de se fazer, mas não é… o primeiro passo é o Perdão… a si mesma ou ao agente causador de seu sofrimento… como eu disse, não é algo tão simples de se fazer…

Quando você está magoada com alguém, normalmente se afasta deste. E sabe qual é a parte ruim disso? Geralmente a pessoa nem percebe tal situação. Porque, de uma for-ma ou de outra, ela não consegue visualizar como você está se sentindo. Normalmente a situação que te afetou tanto nem foi percebido pelo Agente Causador de seu desconforto. E o afastamento acaba por agravar a situação. Porque quando a outra pessoa te procura, geralmente para pedir um favor ou algo do gênero, você explode, mesmo não sendo esse seu desejo. Porque a Mágoa está tão arraigada em seu ser, que as palavras que saem de sua boca são aquelas que se encontram em seu subconsciente… e você, mesmo não sendo esse seu desejo imediato, acaba por tornar a situação ainda mais delicada do que já se encontrava…

Sim, somos falhos em nossas atitudes. O problema é que nem sempre externamos nosso pensamento já no início de uma situação que irá nos incomodar com o correr do tempo. E se não deixamos público aquilo que sentimos, as pessoas ao nosso redor irão presumir que tudo está correndo a contento. Mas realmente não está… porque ficamos magoados com alguma coisa, e não conseguimos esquecer tal situação. Que pode ser qualquer coisa. Que pode não ser nada…

Como eu sempre digo, cada pessoa vive em um Universo Particular, onde sua visão do Mundo não é a mesma de outras pessoas… mesmo aquelas mais próximas. Porque cada um tem sua maneira pessoal de sentir… e aceitar … as situações pelas quais está passando…

Mas como podemos superar tal sentimento? Pois se não o fizermos, com certeza ire-mos sofrer as consequências do mesmo por muito, muito tempo. E não desejamos tal coisa…

Como eu disse, uma das formas, talvez a mais simples… como se alguma coisa fosse simples nessa vida… é o Perdão… você deve se perdoar e perdoar o Agente causador da dor que sente. Enquanto não conseguir dar esse passo, estará condenada a viver tal sentimento.

Claro que, para que você possa perdoar alguém ou a si mesma é necessário, antes de tudo, entender a origem de tal sentimento. Enquanto essa luz não se acender, enquanto não ficar claro para você o porque tal situação te incomoda… bem, nenhum passo que der irá resolver…

Algumas pessoas se afastam daquelas que as machucam, voluntaria ou involuntariamente. Embora ficar longe possa minimizar um pouco esse sentimento nefasto, não é a melhor solução. Porque simplesmente estaremos protelando a cura dessa doença que está corroendo nossa alma…

É fácil dizer o que fazer para nos livrar desse sentimento, não é mesmo? Sabemos qual caminho devemos tomar… o difícil é criar coragem para começar nossa jornada… pedir perdão a nós mesmos e a pessoa que, em nossa imaginação, nos ofendeu… e perdoar a todos, a nós e a eles… mas só quando conseguirmos dar esse passo é que nos livraremos dessa chaga que macula nosso coração e nos faz sofrer…

Por isso, sigamos a Luz da Esperança, da Verdade e da Compreensão… pois ao segui-las, as nossas chances de escapar da escuridão dos sentimentos negativos aumenta exponencialmente… e quando conseguirmos nos livrar das amarras da Amargura, da Tristeza e da Solidão, com certeza a Mágoa não mais fará morada em nosso peito. E então o dia amanhecerá mais lindo, o Sol terá sua Luz mais brilhante… o Mundo será muito mais Acolhedor e Radiante…

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.