Horóscopo
Desvendando os mistérios das Casas Astrológicas
Publicado
em
Um Mapa Astrológico é constituído de 12 casas, dispostas no sentido anti-horário e iniciando à esquerda da Carta Astrológica. Cada casa carrega um significado próprio e, a depender dos signos e planetas nela contidos e os respectivos aspectos, a análise pode ser favorável, ou não.
A interpretação completa de um Mapa Astrológico se dá, justamente, pela observação de todas as doze Casas e, em especial, com as nuances contidas em cada uma delas.
Veremos, adiante, um resumo de cada uma dessas Casas.
A 1ª Casa
A Primeira Casa no Mapa Astrológico está diretamente ligada ao signo Ascendente, o que surge no horizonte momento do nascimento ou criação de determinado evento. Representa o planeta Marte e o signo de Áries.
É aqui que nos posicionamos sobre tudo em nossa vida, nossa personalidade, como encaramos os desafios que se nos apresentam e como somos vistos, de modo geral, pela sociedade.
No gráfico indicado acima, temos um Ascendente em Virgem, o que confere uma certa seriedade ao indivíduo, crítico, porém com a capacidade de servir às necessidades de alguém quando é solicitado. Apesar disso, desfruta da diplomacia de Libra que completa esse ambiente.
Não bastasse o lado diplomático, a presença de Lilith provê sensualidade.
A 2ª Casa
A 2ª Casa em um Mapa Astrológico, domicílio de Touro, signo regido pelo planeta Vênus, é relacionada, geralmente, aos ganhos materiais e valores. No entanto, interpreto de um modo mais abrangente, relacionando-a a todos os tipos de valores, tanto materiais – ganhos, bens, contas bancárias – quanto os bens imateriais, tais como valores éticos ou amor a determinados símbolos, por exemplo.
No gráfico, o indivíduo tem os planetas Saturno e Netuno, além dos signos de Libra e Escorpião. Isso nos indica dificuldades para ganhos; tem que suar para receber, pela posição de Saturno. Não bastasse a dificuldade de ganhos, não lida muito bem com finanças, pela presença de Netuno. É comum, com essa configuração netuniana, se o sujeito tem uma “bolada, uma boa quantia a receber”, quando a recebe já tem uma significativa dívida pendente, deixando os ganhos para o credor.
Por Libra, é de se esperar ganhos através das artes e, em função de Escorpião, riscos de perdas repentinas e ganhos ligados à geologia e temas de ocultismo, entre outras opções.
A 3ª Casa
A 3ª Casa, bastante complexa pela quantidade de temas que representa, é domínio do signo de Gêmeos, regido pelo planeta Mercúrio, e está relacionada às comunicações, intelecto, pequenas viagens e pequenos animais, vizinhos e parentes próximos (entendido esses como irmãos, tios, primos). Aqui se percebe se a mente do consulente é tensa, brilhante, ou preguiçosa; se as comunicações e as pequenas viagens são favorecidas, assim como as relações com os vizinhos, pequenos animais e parentes próximos. Ainda, a depender da presença de Saturno e seus aspectos, pode significar uma mente bastante racional, ou com tendências à depressão psíquica.
No Mapa Astrológico do exemplo, temos os signos de Escorpião e Sagitário. Por Escorpião, é de se esperar uma mente tensa, com língua “afiada” capaz de vencer quaisquer disputas verbais. Ainda, por esse signo, é de se esperar dificuldades, mesmo que passageiras, envolvendo vizinhos e parentes próximos. O mesmo raciocínio se aplica em relação às pequenas viagens e pequenos animais.
Já por Sagitário, é de se esperar uma mente privilegiada e, antepondo-se a Escorpião, sucessos em relação a vizinhos, parentes próximos e pequenos animais, e facilidades na comunicação.
A 4ª Casa
A 4ª Casa, regida pela Lua, está relacionada justamente à casa onde residimos, desde quando nascemos, até o fim dos nossos dias. A cada mudança de residência (mudança de moradia), sempre estará relacionada à 4ª Casa. Representa o ambiente onde crescemos e nos desenvolvemos; onde convivemos com nosso companheiro ou companheira; a vivência e relacionamentos no ambiente doméstico, junto aos pais e irmãos. A análise desta Casa nos indica se o ambiente é sóbrio, ou mais extrovertido; se há possibilidades de ser mais requintado, intelectual, ou ligado à Natureza; se são espaços amplos, ou mais restritos; se são embelezados, ou mais sombrios. Enfim, define, com muita clareza, em que situação Você vive em seu próprio lar, com suas celebrações.
No gráfico do Mapa Astrológico, temos, nessa Casa, os signos de Sagitário e Capricórnio.
Em linguagem simples, por Sagitário, é de se esperar uma casa onde os ambientes são amplos, com um certo grau de sobriedade e ligações com a Natureza. Em contrapartida, por Capricórnio, espera-se um ambiente mais austero.
A 5ª Casa
A 5ª Casa, regida pelo belo Sol, está relacionada aos prazeres e diversões, de um modo geral; aos esportes e relações com filhos. É aqui que se percebe o tipo, ou os tipos de diversão com que o nativo melhor se identifica e, a depender do signo, planeta, ou aspectos incidentes nesta Casa, ou em parte dela, podem ser restritos ou com tendências ao exagero. Aqui, também, se pode inferir como a pessoa lida com os filhos, ou se há dificuldades para tê-los. No Mapa do exemplo, a Lua se encontra em Capricórnio, além de sofrer maus aspectos com Saturno, Urano e Netuno, de onde se conclui que existem, de certa forma, dificuldades para se divertir.
A 6ª Casa
A 6ª Casa, a Casa de Virgem, é regida por Mercúrio (Regente de Gêmeos e Virgem) e está relacionada aos pequenos problemas de saúde; ao dia-a-dia no trabalho, o cotidiano e às pessoas que são nossas colaboradoras, tais como o eletricista, o encanador ou pedreiro; empregados de um modo geral. No Mapa do exemplo, temos o Sol e Mercúrio em Aquário, e um restinho da Casa com Peixes.
Em relação aos pequenos problemas de saúde, por Aquário, o destaque é de se esperar problemas relacionados aos ossos (esqueleto); pelo Sol, algo relacionado ao coração, como hipertensão arterial; e, por Mercúrio, qualquer probleminha ligado à mente, como insônia.
Falando do dia-a-dia no trabalho, em função da presença do Sol em Aquário, o nativo tem chances de cargos de chefia na vida profissional; ter boas relações com os colaboradores; usar tecnologia e não gostar de horário rígido, com hora certa para entrar e sair (o conhecido “marcar ou bater ponto”). Por Mercúrio, espera-se trabalhar com comunicação. Completando, o final com Peixes reforça a necessidade de autonomia com seus horários, além da possibilidade de lidar com artes.
A 7ª Casa
A 7ª Casa, a Casa de Libra, é regida pelo Planeta Vênus, e se relaciona às sociedades e parcerias, de modo geral. Porém, em nossa sociedade, é considerada como a “maior” parceria, o casamento, e, daí, ser chamada “Casa do casamento” e, de forma jocosa, “Casa do inimigo declarado”. É na 7ª Casa que vemos como estão as sociedades ou parcerias, seja em um pequeno ou grande negócio, seja no casamento propriamente dito. No Mapa que utilizamos, temos em foco a presença do Signo de Peixes, seguido por Marte, em posição privilegiada, no signo de Áries.
Em relação ao Signo de Peixes, podemos afirmar que o nativo tem atração por pessoas ligadas às artes, que gostem de um drinque, ou, até, os alienados; se brincar, “maluquinhos da Silva”!!! Mas, também, quem tem essa configuração pode idolatrar o parceiro ou parceira ao ponto de se permitir escravizar para atender os anseios de quem lhe é companhia.
Com Marte fortemente assentado no Signo de Áries, haverá atração por pessoas vigorosas, cheias de energia, mas que, justamente devido a essa energia de Marte em Áries, há risco de haver atritos a tal ponto de chegar ao rompimento da sociedade ou casamento.
A 8ª Casa
A 8ª Casa, a Casa de Escorpião, é regida por Plutão e se relaciona à morte, psiquismo e à sexualidade. Também nesta Casa, estudamos os temas ocultos e os considerados tabus. É na 8ª Casa que vemos como são as relações na intimidade; como se encara a morte, bem como os temas ocultos, tais como a própria Astrologia, por exemplo. No Mapa que observamos, temos Vênus no Signo de Áries, seguido pelo Signo de Touro.
Observando-se Vênus no Signo de Áries, se pode inferir que o nativo tem a capacidade de preparar o “ninho” de Amor de modo a agradar e deixar bem à vontade quem lhe acompanha. E, como está em Áries, pode, até, dar uma canseira nessa companhia. O Signo de Touro, também regido por Vênus, confere sensualidade ao ambiente íntimo.
Os temas ocultos e tabus são encarados com naturalidade.
A 9ª Casa
A 9ª Casa, residência de Sagitário, é regida por Júpiter, o grande benéfico, o paizão, e se relaciona à Filosofia, altos estudos (superiores) e grandes viagens. É nessa Casa que vemos como são as relações com Deus (acredita, não acredita, é religioso?); quais são as tendências ou possibilidades de estudos superiores, bem como das grandes viagens. No Mapa em foco, temos Júpiter no Signo de Touro, seguido pelo Signo de Gêmeos.
Observando-se Júpiter no Signo de Touro, se pode inferir que o nativo tem boas chances de se desenvolver nos estudos superiores, podendo trilhar carreiras ligadas à Terra, Advocacia, Turismo, Gastronomia, entre outros. Também, por Júpiter, é de se esperar uma pessoa que acredita em Deus. E, ainda, boas chances de sucesso nas grandes viagens. A presença de Gêmeos pode levar o Nativo a estudar comunicação e carreiras associadas ao comércio, bem como “conversar” com o Deus em que acredita.
A 10ª Casa
A 10ª Casa, a Casa de Capricórnio, é regida por Saturno e se relaciona ao êxito em tudo o que se pretende realizar, seja no trabalho, em sua residência, um negócio, ou qualquer empreitada que se deseja desenvolver. No Mapa que abordamos estão presentes os Signos de Gêmeos e Câncer.
A presença de Gêmeos nos fornece indicações sobre possibilidades de se trabalhar com os meios de comunicação, bem como atividades relacionadas ao mercado e comércio de modo geral.
Olhando para o Signo de Câncer, é de se esperar, também, trabalhos que envolvam a emoção, além de atividades que visam o atendimento de necessidades das pessoas, tais como assistência social, atendimento ao público em uma instituição e várias alternativas com foco no servir às pessoas.
A 11ª Casa
A 11ª Casa, sob a regência de Aquário, se relaciona às instituições, sejam bancos, clubes, grupos que defendem uma causa comum e à sociedade de modo abrangente. No Mapa que abordamos estão presentes o Planeta Urano e os Signos de Câncer e Leão.
Com a presença de Câncer, dando continuidade ao que comentamos na 10ª Casa, se pode esperar contatos com pessoas ou instituições com foco nas necessidades das pessoas, tais como assistência social, atendimento ao público em uma instituição, além de várias alternativas que tenham por objetivo servir às pessoas.
O Planeta Urano dá indicações de contatos com pessoas e entidades altruístas que visam trabalhos voluntários, entre outros assemelhados.
Já a presença de Leão, ao final do período, nos dá indicações de maior popularidade, com reconhecimento da sociedade.
A 12ª Casa
A 12ª Casa, a Casa de Peixes, se relaciona aos grandes problemas de saúde, entendidos, aqui, aqueles que exijam tratamentos mais delicados e, até, hospitalização. Nesta Casa também são observados os bastidores e situações de isolamento. Como bastidores, temos o trabalho que está por trás de balcões, a exemplo de um bibliotecário ou auxiliar na produção de um evento qualquer. O isolamento pode ser representado por um afastamento, um recolhimento social, ou um trabalho solitário, realizado por um médico legista que atua meio que isolado em um IML e, ainda, nos dias atuais, o trabalho na modalidade “home-office”.
No Mapa do exemplo temos o Signo de Leão, seguido de Virgem; a presença da Roda da Fortuna e o Planeta Plutão.
Pelo Signo de Leão e a Roda da Fortuna, é de se esperar proteção em quaisquer eventos relacionados a esta Casa: se o ente está hospitalizado, deve receber tratamento satisfatório; se está em trabalhos de isolamento, podemos esperar maiores ganhos. Virgem indica a possibilidade de isolamento junto à Natureza com satisfação, visto que tem a companhia de Leão e da Roda da Fortuna.
O Planeta Plutão, neste ambiente, indica riscos de acidentes que possam levar a situações de hospitalização. Porém, como visto, sob a proteção de Leão e da Roda da Fortuna.
……………………
Hamed Aawar, astrólogo, é membro do Colégio dos Magos e Sacerdotisas