Curta nossa página


O amanhã

Vivemos um dia por vez nesse mundo maravilhoso

Publicado

Autor/Imagem:
Tania Miranda - Foto Francisco Filipino

E acordei novamente neste mundo maravilhoso! Eu sei que já disse isso antes, e na verdade muitas pessoas já repetiram essas palavras antes de mim. Mas nada nos garante que, ao deitarmos em nossas camas para repousarmos, conseguiremos acordar no dia seguinte. Mas nossa certeza de que acordaremos é tamanha, que deixamos tudo pronto para o dia seguinte. Bem, esse ato inconsciente tem um nome, que algumas pessoas, ditas racionalistas, abominam. Esse ato se chama fé. Sim, temos tanta certeza que continuaremos nesse plano após nosso intervalo de descanso… que nem aventamos a hipótese de não conseguirmos seguir com nossos planos em frente.

Já percebeu que tudo em nossa vida é planejado para “o amanhã”? E tudo aquilo que planejamos tem muito a ver com o “ontem”? Traçamos planos para nossa vida, baseados em nossa experiência passada, com expectativas de sucesso no futuro. O presente? É uma incógnita ainda maior para nossa compreensão do que o futuro incerto que nos aguarda….

Em geral vivemos o presente “no automático”, como se costuma dizer. Até temos planos para nos-so dia a dia, mas sempre com aquela expectativa de cumprir uma previsão do passado, longínquo ou próximo, tanto faz… as surpresas que o destino coloca em nosso caminho? Simplesmente reagimos a elas.

Ao sairmos de casa, pela manhã, planejamos tudo o que faremos durante o dia. Tudo é calculado, nos mínimos detalhes. E assim, seguimos nossa rotina. Mas não é bem assim. As surpresas, que acontecem a cada minuto, vêm quebrar essa hegemonia planejada, nos deixando muitas vezes surpresos, tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso alcançados. Sim, pois às vezes temos que improvi-sar… e quando dá certa essa nossa ação…que alegria. Mas quando dá errado…

Enfim, o que estou tentando dizer é que vivemos presos em uma roda de samsara, onde o futuro e o passado estão mais presentes em nossas vidas que o presente propriamente dito. Estamos presos no passado ou fixados no futuro, relegando o presente em segundo plano. E acabamos por não apreciar as coisas belas da vida…

Que o Altíssimo nos abençoe, nos proteja, e que nos dê sabedoria para vivermos o presente, pois o futuro só a Ele pertence…

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.