Partir pra quê?
Protelemos ao máximo nosso encontro com a inominável
Publicado
em
O que leva uma pessoa a, de repente, desejar partir deste plano? Porque algumas vezes ela deixa de ver sentido em sua existência? Por que ela simplesmente deixa de ver as belezas do mundo? O que faz com que tenha apenas a percepção de um Universo sombrio, gélido?
São vários os fatores que levam uma pessoa a cair no Abismo. Não é algo que ocorra da noite para o dia. São pequenas decepções de inicio que vão minando a confiança da pessoa. Acontecimentos que, isolados, não teriam nenhuma influência negativa na psique de ninguém. Mas que, ao se acumularem, vão tornando a existência da pessoa simplesmente insuportável…
O primeiro sentimento que se esvai, pouco a pouco, é a esperança de dias melhores. De repente a pessoa não consegue mais vislumbrar o brilho radiante do Sol. É como se lhe colocassem uma venda, não daquelas que cegam completamente, mas que te deixam perceber as sombras ao seu redor, em uma penumbra arrepiante… de repente a pessoa se sente perdida, imersa em seus problemas… quer gritar por ajuda, mas sente que ninguém a vai ouvir…
E que tipo de problemas podem causar tal angústia em alguém, que faz com que esta perca todas as suas ilusões, sepulte seus mais lindos sonhos? Podem ser várias as causas…
No topo da lista está, sem dúvida, problemas familiares. Claro que esta é a minha visão, o que significa que não estou dizendo que tal conclusão é líquida e certa. Mas, normalmente, a família costuma ter certa influência nos problemas pessoais… pois o grupo familiar tem suas regras e normalmente não permite que seus membros as transgridam. Embora nos dias de hoje tenhamos uma certa tolerância que a algum tempo atrás não tínhamos, não é raro pais expulsarem seus filhos do seio familiar por estes não corresponderem ao perfil desejado por seus genitores. E os motivos podem ser vários…
Se você, de uma hora para a outra, perde a âncora que te mantinha em terra firme, é claro que ficará perdido neste mundo imenso, sem saber exatamente como agir. Alguns até conseguem dar a volta por cima, seguindo em frente sem olhar para trás… mas outras pessoas, mais frágeis, acabam não conseguindo levantar-se do chão, pois simplesmente seu horizonte se perdeu nas névoas que encobrem seu mundo…
Outra causa que leva uma pessoa a simplesmente sentir-se perdida é uma desilusão amorosa. Dependendo do grau de dependência de uma pessoa pela outra, aquela que foi preterida pode acabar de tal forma que sua recuperação fica quase impossível. Afinal, ela perdeu o amor de sua vida. E a forma como tal acontece pode fazê-la perder sua fé no Amor e na Humanidade… ou seja, sua Esperança acaba por definhar…
Problemas graves de saúde são outro vetor para tal situação. Assim como uma expectativa além da capacidade do elemento. Nos dois casos o vetor que inicia toda a tragédia é a Fé…. Em um Poder Superior ou em si mesma. Não importa qual Fé é perdida. Importam as consequências…
Somos seres frágeis que se fazem de fortes, para conseguir avançar pela senda da vida. Inconscientemente queremos cumprir nossa missão e não importa o que necessitamos fazer para levá-la a cabo… porém, se perdermos o norte que nos guia neste plano, de repente deixamos de ver sentido em tudo aquilo que desejávamos fazer. Afinal, sem mais nem menos tudo perde o sentido e ficamos sem saber que rumo to-mar. E aí começa nossa derrocada…
Uma pessoa sem Fé, sem Esperança, fica meio que perdida de tal forma que não consegue perceber nenhuma saída para sua situação. E a cada dia que passa vai se afundado em seus problemas, como se tivesse caído em um poço de areia movediça. Tenta lutar para sair de tal situação, até o momento que sente não ter como escapar… e se entrega àquilo que acredita ser seu destino…
Essa pessoa ficou por muito tempo gritando por socorro. Mas aqueles que transitavam ao seu redor não perceberam tal pedido. E os que perceberam ficaram parados, sem saber como agir. Porque a vida não apresenta soluções fáceis… algumas são práticas. Mas, fáceis? Nunca…
O maior problema para ajudarmos uma pessoa que se encontra deprimida é que nem sempre percebemos tal situação. A depressão se apresenta de tal forma mascarada que, por mais atentos que estejamos, na maioria das vezes não conseguimos identificar e ajudar uma pessoa deprimida. Porque simplesmente não sabemos como agir. O correto, o lógico, é encaminhar uma pessoa em estado depressivo para uma consulta com um psicólogo. Mas nem sempre tal é possível, devido a vários fatores. Então nos resta conversar com esta, procurando manter sua autoestima em alta. Mas não é uma tarefa simples. Porque, como eu disse, ficamos perdidas sem saber como agir… e tudo o que essa pessoa precisa, em um primeiro momento, é de palavras de conforto…
Não permita que as pessoas que você gosta acabem nesse Vale Sombrio que é a depressão. Se perceber que estas se encontram em tal situação, estenda-lhes a mão e tente trazê-las de volta para a segurança. Não é uma tarefa fácil… mas com Amor e Paciência poderemos restaurar a Fé e a Confiança dessa pessoa…
Levemos a Luz para as Almas que se encontram na Penumbra… vamos trazê-las de volta para a Vida, adiando seu encontro com a Inevitável… mostremos a essas Almas que a vida é bela e que temos que aproveitar cada segundo que o Altíssimo nos permite aqui permanecer… Pois o mundo é maravilhoso, a Vida é bela, mesmo com to-dos os problemas que enfrentamos em nosso dia a dia…
Vamos cultuar a Vida, deixando nosso encontro com Aquela Cujo Nome Não Pronunciamos para o mais tarde possível. E façamos o possível e o impossível para manter ao nosso lado as Almas que se encontram perdidas, sem saber que rumo tomar….