Volta no tempo
Nossa vida está entrelaçada ao nosso destino
Publicado
em
“Se eu pudesse voltar no tempo, faria tudo diferente”… quantas vezes já ouvimos essa frase… ou nós mesmos já a dissemos? Inúmeras vezes, não é mesmo? Em nossa imaginação, se pudéssemos regressar lá no início de nossa vida, e sabendo tudo o que sabemos agora, agiríamos de forma diferente, mudando assim nosso destino…Que bom se fosse assim tão fácil, não é mesmo? Claro que, quando dizemos essa frase, estamos pensando em possibilidades… caminhos que não seguimos e que poderiam nos ter levado a um destino diferente… pessoas que não cruzaram nossa estrada no “momento certo” e que poderiam nos ter levado ao Paraíso… coisas desse tipo…
O passado não pode ser modificado, e por vários motivos… o primeiro é óbvio… não temos como regressar no tempo. E, se tivéssemos… já imaginou a bagunça que faríamos na linha do tempo? Cada um tentando consertar aquilo que pensa estar errado em sua vida… seria o Caos completo…
Se regressássemos ao nosso ponto de origem, o caminho que seguiríamos seria exatamente o mesmo, e por um único motivo… nossas lembranças do “futuro” seriam apagadas de nossa mente… e tudo aquilo que já vivemos voltaríamos a viver… pois seguiríamos o roteiro de nossa vida, cena por cena, fala por fala…
“Mas você está dizendo que nosso destino já está escrito, que não temos poder de modificá-lo?” Infelizmente, sim. Essa é a minha maneira de pensar. Em minha opinião… e sei que a maioria das pessoas não partilha dessa linha de pensamento… tudo aquilo que vivemos, todas as experiências pelas quais passamos, já estão pré-determinadas… é o nosso karma, e temos que pagar cada uma de nossas contas…
“Mas temos o livre arbítrio!” Temos, realmente? Eu diria que não. Diria que temos o direito de ficar calados pois tudo que dissermos poderá e será usado contra nós… triste pensar assim, mas a vida nos conduz para um caminho que nem sempre é aquele que desejamos.. e por mais que lutemos, não conseguimos escapar da estrada para nós traçada…
O que fazemos, então? Ficamos sentados na beira do caminho, vendo o tempo passar? Claro que não. Na medida do possível, tentemos ser felizes e fazer felizes aqueles que estão ao nosso lado. Que lembremos do passado, das coisas boas que vivemos e esqueçamos as não tão boas pelas quais passamos. Pois, apesar de imutável, nosso destino procura trazer o que há de melhor para nossa vida. Tudo o que precisamos fazer é esquecer as uvas que estão fora de nosso alcance na parreira, e desfrutarmos daquilo que a vida nos dá…