Curta nossa página


Pesquisa Ipespe

Maior renda per capta do País, Brasília deve eleger Celina ao Buriti

Publicado

Autor/Imagem:
Marta Nobre - Foto de Arquivo

A disputa pelo Palácio do Buriti está totalmente favorável à eventual candidatura de Celina Leão (PP) segundo pesquisa do Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 31. O levantamento, realizado entre os dias 27 e 29, revela a liderança da vice-governadora nos três cenários avaliados. Sob estímulo da lista mais completa, ela detém 28% das intenções de voto. Em empate técnico, dentro dos limites das margens de erro, estão o ex-governador José Roberto Arruda (PSD), com 14%, o presidente do IPHAN Leandro Grass (PT) que aparece com 12% e o deputado federal Fred Linhares Podemos), que tem 10%.

Em um terceiro pelotão vêm Izalci Lucas PL) e Ricardo Capelli (PSB), ambos com 4%. Os indecisos correspondem a 8%, e os que votariam branco/nulo somam quase um quinto (19%). Não bastasse o percentual de Celina sobre Arruda (28 x 14), ela é mais lembrada pelas classes A e B (maioria absoluta dos eleitores da capital da República, que registra o maior índice per capta do país), enquanto o ex-governador tem mais votos nos segmentos C, D e E, minoria no Distrito Federal.

A leitura segmentada dos números mostra que Celina Leão tem mais intenções de voto entre os homens e os evangélicos. Já José Roberto Arruda cresce nas camadas de menor instrução e renda, onde aparece em empate técnico com a vice-governadora. Leandro Grass tem maior preferência entre os jovens, os de formação universitária e de renda mais alta, assumindo a segunda posição nesses estratos. E Fred Linhares obtém seus maiores percentuais nas faixas etárias de 16 a 24 anos e de 25 a 44 anos, nas camadas de instrução até o ensino médio, e nos segmentos de renda mais baixa e intermediária.

Duas cadeiras no Senado
Se a eleição para as duas vagas de senador fosse hoje, o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) seriam eleitos. A cerca de um ano da eleição, os resultados apontam um empate numérico na liderança entre Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro, ambos com 21% das intenções de voto. Em seguida são citadas Leila do Vôlei (PSB) com 15%e Erika Kokay (PT) com 14%.

Abaixo de 10%, Bia Kicis (PL) pontua 8% das intenções de voto. Além disso, 18% dos entrevistados afirmam que pretendem votar em branco ou anular o voto para senador, enquanto 2% se declaram indecisos. Esses percentuais correspondem à totalização de 100%, conforme é calculado o voto para as duas vagas ao Senado.

O voto em Ibaneis Rocha tem distribuição mais homogênea nos segmentos, com percentuais um pouco mais altos na escolaridade até fundamental e na renda até 2 salários mínimos. Já Michelle Bolsonaro tem maior intenção de voto no público masculino e evangélicos. Vale ainda destacar que entre as mulheres, os jovens e aqueles de instrução superior, a disputa aparece bem acirrada entre os quatro nomes com maior intenção de voto (além dos dois já mencionados, Leila do Vôlei e Erika Kokay).

…………………….

Marta Nobre é Editora Executiva de Notibras

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.