Curta nossa página


Reciclagem

Pneu é usado para deixar concreto mais sólido

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque , Edição- Foto Reprodução/Sputniknews

Pesquisadores identificaram uma forma promissora de reciclar pneus usados, incorporando seus componentes diretamente no concreto — um método que não só melhora o desempenho do material, como também reduz o impacto ambiental. As conclusões são de uma equipe da Universidade Técnica Estadual de Don (DSTU), que trabalha em colaboração com cientistas do Azerbaijão e da Turquia.

Segundo a Operadora Ambiental Russa, apenas 5 a 10% do material recuperado de um pneu reciclado pode ser reutilizado na fabricação de novos pneus. Embora a borracha residual possa ser transformada em produtos para encanamento, materiais para pisos, componentes de drenagem ou misturas asfálticas, a produção desses itens costuma ser trabalhosa e dispendiosa, observam os especialistas da DSTU.

A equipe internacional de pesquisa propôs agora uma alternativa: usar partículas de borracha e fibras de aço extraídas de pneus usados ​​como componentes em concretos funcionais.

Sergey Stelmakh, chefe do Departamento de “Construção de Edifícios e Estruturas Únicas” da DSTU, explicou que a resistência do concreto aumenta quando quantidades específicas de partículas de borracha e pequenas quantidades de fibras de aço são adicionadas. Dosados ​​racionalmente, esses aditivos podem melhorar a resistência do concreto em até 6%. A melhoria é atribuída ao efeito de reforço adicional proporcionado pelas fibras de aço. No entanto, os pesquisadores alertam que o excesso de fibras pode anular os benefícios.

Normalmente, a incorporação de borracha no concreto requer agentes químicos adicionais, mas o estudo descobriu que melhorias na resistência podem ser alcançadas sem eles, acrescentou a universidade.

Para prever com maior precisão as propriedades mecânicas desses concretos modificados, a equipe internacional também desenvolveu uma rede neural. Baseado em dados de inúmeras misturas testadas contendo fibras de borracha e aço, o modelo permite a previsão precisa de características vitais para o projeto de estruturas, edifícios e sistemas de engenharia.

Olhando para o futuro, os pesquisadores planejam explorar ainda mais os aspectos fundamentais e aplicados da integração de materiais reciclados de pneus no concreto, bem como os desafios tecnológicos para garantir uma interação eficaz entre os componentes do compósito.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.