A gaivota
INZIBIDA!
Publicado
em
Cenas de praia me são marcantes.
Cenas e os detalhes do contexto registrados em imagens.
A foto tem claro/escuro; tem cores fortes, fracas, vibrantes ou calmas, cenários bucólicos ou urbanos.
Uma foto é sempre um cosmos, um universo próprio: existe por si só.
É beleza una e indivisível. Existe porque existe e pronto.
Recebi pela internet essa foto que ilustra a crônica (a gaivota em close) feita por um grupo que sigo no Facebook chamado Caçadores de Imagens.
Não sei de que lugar são e tenho pouco contato com eles. O fato é que postam o material nas redes sempre de forma coletiva.
Produzem na mesma linha do grupo que criamos (com a escritora e professora Edna Domenica) em Florianópolis, SC, há alguns anos, em que produzimos textos coletivos pela internet e publicamos aqui no Café Literário do NOTIBRAS.
São crônicas, contos, poesias, artigos com temas diversos gestados por várias cabeças e escritos por múltiplas mãos.
Mas quero destacar o belo e importante trabalho cultural, estético-criativo desses colegas guerreiros da “arte do olhar e registrar” o segundo cotidiano, a vida.
Entrem lá no Facebook em Caçadores de Imagens e confiram. Cada foto é uma grande viagem.
*A foto aqui publicada tem um cenário incrível de beira-mar e pequena comunidade praieira. Podemos sentir o cheiro da maresia, o gosto do salitre do mar, o movimento das aves ao vento e toda a vida que pulsa no contexto do quadro.
Mas o “ponto de ouro”, o punctun da foto clicada com rara felicidade e técnica, no dizer do grande Roland Barthes, fica por conta da sapeca gaivota “inzibida flô”, no linguajar dos habitantes nativos, os “manezinhos” das vilas litorâneas catarinenses.
No exato instante do clique: ZÁS!…a bela ave entrou na linha de visão da câmera que registrou o instante, o punctun, o inesperado.
Magia e técnica; percepção, intuição, sensibilidade, talento e técnica.
Emocionados, todos agradecemos
Valeu, “Inzibida” Flô!
…………………………………
Gilberto Motta é escritor, jornalista, professor/pesquisador documentarista audiovisual e redes sociais. Vive na Guarda do Embaú, litoral SC.
*Foto Caçadores de Imagens/Facebook.