Curta nossa página


Guerra ou paz

Irã usa paciência para ver se pode confiar em Trump

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque , Edição- Foto Reprodução/Sputniknews

O Irã e os EUA estão inclinados a continuar as negociações nucleares, mas os próximos passos dependerão das decisões tomadas em Teerã e Washington, afirmou o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi.

As conversações de 6 de fevereiro em Mascate focaram-se exclusivamente em questões nucleares, sem discussões sobre outros temas, enfatizou ele. Embora ambas as partes estejam, em geral, abertas à continuação do processo , o Irã mantém-se firme em sua posição: as negociações abrangerão apenas a questão nuclear.

Ele descreveu as conversas como exploratórias, com o objetivo de testar a confiança mútua. Araghchi também observou que a continuidade de certas sanções e movimentações militares poderia influenciar a percepção da seriedade da situação, à medida que ambas as nações avaliam as intenções uma da outra.

O Irã não aceitará o enriquecimento zero, concentrando-se, em vez disso, em garantir que suas atividades nucleares permaneçam pacíficas, enfatizou Araghchi.

O Irã mantém a Rússia e a China informadas sobre o progresso de seu programa nuclear com os Estados Unidos, disse Araghchi.

“Continuamos em consulta com a China e a Rússia. A China e a Rússia são dois países amigos e nossos parceiros estratégicos. Ontem (sábado), meu vice-ministro se reuniu com os embaixadores da China e da Rússia e os informou sobre os detalhes e o progresso das negociações. Continuaremos em consulta com eles”, disse Araghchi, segundo a agência de notícias IRNA.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2026 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.