Curta nossa página


Guerra no Irã

Mesmo sem ler cartas, Trump foi avisado que perdeu e precisa sair

Publicado

Autor/Imagem:
Giovanni Seabra - Texto e Imagem

A consulta ao Tarot Egípcio, realizada na terça, 31, precisamente às 16:30hs, buscou responder a uma pergunta de alta tensão histórica: quais serão as consequências, a curto prazo, da guerra entre Estados Unidos, Israel e Irã?

Os cinco arcanos da tiragem revelaram um panorama de desordem, cobiça, destruição, reação estratégica e rearranjo diplomático e geopolítico, compondo um quadro surpreendente sobre os fatos observados nos trinta dias conflito. E antes…

A primeira carta, Arcano 3 – A Imperatriz, representa o passado remoto. Ela simboliza fecundidade, inteligência criadora, ordem, riqueza, poder, soberania e autoridade espiritual. Porém, quando invertida, passa a indicar quebra da ordem, instabilidade, vulnerabilidade institucional e ameaça à harmonia civilizatória. Numa leitura geopolítica, esse arcano sugere que as raízes da guerra estão ligadas à expansão imperialista, apropriação dos bens naturais e controle sobre a “matriz” do poder no Oriente Médio.

Todavia, a Imperatriz, em sua dimensão simbólica mais profunda, rege os mistérios da vida, da morte e do renascimento. Sua presença na posição do passado remoto assegura que esta guerra não nasceu apenas de rivalidades imediatas, mas de um acúmulo histórico de feridas, ocupações, humilhações, alianças forçadas e disputas religiosas e energéticas. O conflito, portanto, emerge de uma matriz antiga de tensão civilizacional.

A segunda carta, Arcano 46 – O Resultado, aparece como o passado recente e está associada à riqueza, aos bens acumulados, à defesa de recursos e à proteção de patrimônios materiais. No contexto internacional, a leitura é quase literal: petróleo, gás, rotas marítimas, bases militares, cadeias logísticas e zonas de influência tornaram-se o verdadeiro pano de fundo da escalada bélica.

Observe-se que desde o início da guerra, a interrupção parcial do tráfego no Estreito de Ormuz, os ataques a infraestrutura energética e o colapso parcial da exportação petrolífera do Golfo afetaram diretamente o mercado internacional de energia e a estabilidade comercial da região. A Agência Reuters reportou queda acentuada na produção da Opep e forte disrupção logística nas exportações regionais, deflagrando a crise econômica mundial.

A terceira carta, Arcano 15 – O Mal, ocupa a posição do presente e é, talvez, a mais eloquente da tiragem. Ela remete à força destrutiva, aos impulsos descontrolados, à tentação do poder absoluto, à violência, à manipulação e à consequente ruína do objeto em foco. No imaginário simbólico, representa a energia que rompe pactos, obscurece a razão e arrasta coletividades para o excesso, confronto e destruição.

Todavia, a inesperada resposta iraniana aos ataques deflagrados pelos Estados Unidos e Israel, afetou gravemente as estruturas militares, civis e de transporte dos países agressores e aliados. A persistência dos bombardeios de ambas as partes, com envolvimento direto de outros países, indicam que o conflito entrou numa fase de desgaste prolongado, com perdas humanas e prejuízos econômicos incalculáveis.

Há ainda uma dimensão psicológica importante no Arcano O Mal: ele revela o risco da cegueira estratégica, quando lideranças políticas e militares passam a acreditar que ainda controlam o incêndio que já se espalhou, sob o risco de serem calcinados. É a Lei do Retorno: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. No centro da questão, está a figura do Diabo. Qualquer semelhança com o presidente dos Estados Unidos não é mera coincidência. Diria que é uma bola de fogo prestes a explodir…

A quarta carta, Arcano 11 – A Força, aponta o futuro próximo. Simboliza autodomínio, resistência, coragem e a capacidade do aparentemente mais fraco de conter ou vencer o mais forte. A carta sugere que o Irã — herdeiro histórico da tradição persa — poderá conquistar vitórias táticas relevantes, mesmo sem superioridade militar convencional.

Apesar da superioridade tecnológica dos EUA e de Israel, o Irã demonstrou capacidade de adaptação assimétrica, uso prolongado de drones e mísseis balísticos, pressão sobre a infraestrutura regional e capacidade de impor custos estratégicos ao adversário. A Associated Press observou que Teerã continua a infligir danos econômicos e operacionais mesmo após sofrer intensos ataques iniciais, contabilizando milhares de mortos e feridos, militares, religiosos e civis.

O “mais fraco”, neste caso, não vence necessariamente pela destruição do inimigo, mas pela capacidade de suportar, prolongar o conflito, pressionar e desequilibrar os agressores.

A quinta carta, Arcano 32 – Generosidade, aparece invertida e descreve o médio prazo. Em sua forma reta, essa carta indicaria acordos, cooperação, auxílio e diplomacia restauradora. Invertida, contudo, revela exatamente o oposto: quebra de alianças, perda de confiança, prejuízos irreparáveis, retração diplomática e reconfiguração dos pactos internacionais.

Essa leitura se alinha ao cenário atual, no qual países do Golfo manifestam preocupação aberta, enquanto aliados ocidentais e potências asiáticas recalculam suas posições diante do risco energético, militar e comercial.

A proposta de mecanismos multilaterais para proteger a navegação no Golfo e as divergências entre grandes potências mostram que a guerra já produz efeitos diplomáticos globais.

Em suma, a tiragem das cartas compõe um arco narrativo notável: ordem ameaçada, cobiça por recursos, explosão destrutiva, resistência estratégica e colapso das alianças antigas.

Em termos alquímicos, trata-se de uma fase de nigredo: o escurecimento, a decomposição e o caos que precedem uma reorganização histórica das sociedades humanas.

Assim, a mensagem central da consulta é clara: o momento é delicado e exige calma, discernimento e serenidade.

O curto prazo aponta para agravamento e expansão da guerra, perdas materiais e humanas, reações estratégicas persas e rearranjos internacionais. O médio prazo sugere mudança de alianças e danos difíceis de reparar.

Assim é!

…….

Giovanni Seabra
Grão-Mestre do Colégio dos Magos e Sacerdotisas
@giovanniseabra.esoterico
@colegiodosmagosesacerdotisas

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2026 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.