Curta nossa página


Vida

Estamos neste plano apenas de passagem

Publicado

Autor/Imagem:
Tania Miranda - Foto Francisco Filipino

O que, realmente, nos pertence nesta vida? Se pensarmos bem, se prestarmos atenção ao nosso redor, nada temos de nosso. Tudo aquilo do qual usufruímos pertence a todos. E só podemos usar tais benesses na condição de “emprestados”, pois mais dia, menos dia, teremos que devolver…

“Devolver” é apenas uma palavra bonita para dizer que aquilo que tanto prezamos, que pagamos um preço alto para conseguir, simplesmente nos será tomado, sem nenhuma explicação além de que nosso tempo nessa realidade se findou…

É doloroso pensar que não temos nenhum domínio sobre o Destino. Que tudo aquilo que fazemos e fizemos já estava determinado a acontecer… sim, eu sei que nem todo mundo pensa assim. Mas já reparou que, por mais que você tente, não consegue fugir de determinados acontecimentos?

Bem, nossa passagem por esse plano é efêmera. Mas, até para que não acabemos mais complexados do que já somos, procuramos não pensar muito sobre isso. Essa realidade só se faz presente em nossa vida, quando alguém próximo de nós parte para o outro lado.

Sim, eu sei que a todo momento alguém está embarcando na Nau de Caronte. Mas se essas pessoas forem desconhecidas, ou mesmo conhecidas, mas não tão próximas, não haverá nenhum impacto em nossa vida. Sentiremos o golpe quando tal acontecer com alguém de nosso círculo pessoal.

No momento da despedida o impacto não será sentido em toda sua intensidade. Isso porque ainda estaremos processando a informação não esperada por nós. Mesmo quando caminhamos pela Necrópole, a caminho do destino final de nosso ente querido, ainda nos parecerá que este retornará ao nosso convívio. Apenas quando a última pétala de flor for lançada ao ar é que começaremos a nos despedir realmente daquele que está iniciando sua viagem sem volta.

A volta ao local onde convivíamos será triste. Porque, a todo momento, desejamos sentir a presença de quem se foi. E sabemos que tal não é possível. A voz não mais será ouvida pelos cantos. Aquelas manias que tanto nos incomodava, de repente parecem fazer falta em nosso recanto. Porque estávamos acostumados com seus atos, mesmo aqueles que não nos agradavam.

Nos dias que se seguirão ao acontecimento a tristeza se abaterá sobre quem ficou. Porque, a todo momento, a lembrança de quem partiu se fará presente nas menores coisas à sua volta. Um copo que não mais se encontra jogado na pia, uma blusa perdida em algum canto… qualquer coisa que lhe pertencia fará com que a saudade aperte o peito.

Então, tudo o que podemos fazer é… dar Amor àqueles que amamos. Não economizar Carinhos nem Abraços. Porque não sabemos quando será nosso último encontro com estes. E jamais deixar a mágoa dominar nosso coração. Pois as dores podem passar. A mágoa pode passar. A falta que um ente querido faz em nossa vida, essa não passará nunca. O tempo pode até amenizar a dor. Mas ela estará ali, no fundo de nosso coração… e quando menos esperarmos, despertará.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2026 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.