Curta nossa página


Há algo estranho

A sociedade ensinou as pessoas a terem vergonha de precisar dos outros

Publicado

Autor/Imagem:
Emanuelle Nascimento - Foto Francisco Filipino

Há algo estranho acontecendo.

Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada tecnologicamente e cada vez mais desconfortável com a dependência humana.

As pessoas têm vergonha de pedir ajuda.

Vergonha de admitir tristeza.

Vergonha de dizer que não conseguem resolver tudo sozinhas.

Mas a condição humana nunca foi individual.

Judith Butler lembra que a vulnerabilidade não é exceção. É característica fundamental da existência.

Todos dependemos de alguém em algum momento.

A grande mentira contemporânea talvez seja a ideia de autossuficiência absoluta.

Ninguém chega muito longe sozinho.

E aqueles que parecem ter chegado sozinhos geralmente apenas escondem quem os sustentou.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2026 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.