Curta nossa página


Jogo perigoso

A suspeita da blindagem para ajudar aliados

Publicado

Autor/Imagem:
@donairene13 - Divulgação

A crise no STF parece estar bem longe de chegar ao fim. Alexandre de Moraes encaminhou ao presidente da Corte, Edson Fachin, um pedido de investigação contra o ministro André Mendonça, apontando fortes indícios de improbidade administrativa, abuso de autoridade e crime de responsabilidade. Moraes utilizou o chamado Inquérito das Fake News, aberto em 2019, para solicitar providências contra o próprio colega de Supremo.

Segundo Moraes, Mendonça teria cometido uma série de irregularidades, entre elas quebra da imparcialidade judicial e possível favorecimento a determinados grupos políticos. O novo capítulo da crise surgiu depois que Mendonça retirou parcialmente o sigilo de um relatório da Polícia Federal que expôs, entre outras informações, conversas de Alexandre de Moraes com Daniel Vorcaro. O episódio aprofundou ainda mais a tensão dentro da própria Corte.

O bolsonarismo parece ter se transformado em um permanente fator de instabilidade para o país. Mesmo depois de Jair Bolsonaro deixar a Presidência, seus filhos, aliados e até ministros indicados por ele continuam no centro de sucessivas crises políticas e institucionais. O Brasil precisa encontrar uma forma de superar definitivamente esse ciclo. Porque, enquanto o país não conseguir se livrar politicamente do bolsonarismo, o bolsonarismo continuará tentando arrastar o Brasil para o esgoto.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2026 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.