Caminhos da vida
A trilha do destino é pedregosa e exige cautela
Publicado
em
Cada um tem seu destino. Cada pessoa vive sua realidade. Cada um tem seu fardo para carregar durante sua caminhada. O que determina a carga de cada um? Podemos dizer que são as escolhas que fazemos enquanto seguimos nossa estrada. Se são escolhas certas ou erradas, só descobriremos durante o transcorrer de nossa vida. Algumas vezes somos premiadas, outras, terminamos por ter que pagar uma conta pesada. Infelizmente, não há como avaliar, durante nossa trajetória, se estamos no caminho certo ou não…
Viver não é fácil. A toda hora devemos tomar decisões que, por mais simples que possam parecer, terão reflexos em nosso futuro. Reflexos esses que poderão ser favoráveis a nós… ou não…
Quando somos jovens, queremos aproveitar a vida. Festas, baladas… diversão. É a idade do exagero, onde estamos sempre testando nossos limites. E nem sempre os reflexos futuros dessa nossa forma de agir nos serão favoráveis. E nem é por questão de abuso, mas de genética, mesmo.
Cada um tem uma constituição particular. Não existem duas pessoas com o mesmo metabolismo, por exemplo. A resistência de um não é, nem de longe, a mesma de seu colega de traquinagens. Mas, por estar em seu apogeu, com as energias extravasando, todos os membros de um determinado grupo se lançam de cabeça nessa aventura única em nossa vida, chamada adolescência…
É a idade onde contestamos o mundo, onde queremos fazer valer nosso ponto de vista. Tudo aquilo que veio antes de nós está ultrapassado, nossa visão do mundo irá melhorá-lo… nós temos a chave que nos conduzirá ao futuro perfeito… ao menos é isso que imaginamos em nossa inocência…
Ao passarmos para a vida adulta já temos os pés mais firmes no chão, já não nos deixamos levar por sonhos irreais. Mas ainda assim temos algumas ideias de como melhorar nosso entorno… e decisões são tomadas segundo nosso ponto de vista. Decisões essas nem sempre acertadas, mas que para nós, naquele momento, parecem ser a melhor opção… Se já escolhemos uma carreira e estamos a segui-la, moveremos céus e terras para que possamos ter sucesso na vida… se, por motivos mil não conseguimos nos firmar profissionalmente, nos tornamos franco atiradores, enfrentando qualquer parada que surgir pela frente, esperando alcançar o sucesso de alguma maneira… e, como sempre, nossas decisões são tomadas no calor do momento, mesmo que pensemos estar calmos o suficiente para seguir um caminho isento de qualquer preconceito…
É nessa fase que nosso corpo dá os primeiros sinais de que algo não está bem conosco. Normalmente ignoramos esses sinais, pois temos mil problemas urgentes para resolver… não damos a devida atenção à nossa saúde. E a conta só vai aumentando. É uma bomba relógio que, mais dia menos dia, irá explodir. Mas os problemas do dia a dia nos fazem postergar a procura de um profissional que possa nos ajudar enquanto ainda é fácil resolver…
Sim… cada um tem seu destino a cumprir. Talvez por isso algumas pessoas acabem se doando tanto aos seus afazeres que acabam por se descuidar da própria saúde. Estão tão envolvidas em “viver” … e cada pessoa tem a sua visão sobre isso… que ficam surdas quanto ao grito de socorro que seu próprio corpo está emitindo. E é quando começamos a pagar, em suaves prestações, nossas pendências com o mundo. Daqui não sairemos enquanto não quitarmos nossa dívida. Que mesmo que venha parcelada, muitas vezes é uma carga mais pesada do que podemos, a princípio, suportar. E é quando precisamos de uma mão amiga a nos ajudar a carregar nosso fardo.
Sabemos que nossa cruz é só nossa, não tem como alguém nos ajudar a carregá-la. Mas as palavras de carinho, de incentivo… sim, elas nos ajudam a sentir o peso de nossa carga mais leve…
Devemos sempre estar prontas a ajudar nossos semelhantes… uma palavra de conforto pode ser o que a pessoa necessita em determinado momento. E é essa palavra que vai ajudá-la a se levantar quando, cansada, estiver caída na estrada da vida. A subida do Gólgota é íngreme. Todos nós teremos que passar por ele. Então ajudemos nossas irmãs, nossos irmãos, nessa trajetória como gostaríamos que nos ajudassem quando chegar nossa vez. Mostremos a essas pessoas o quanto a vida é bela, mesmo com os percalços que nos apresenta… sejamos a Luz a aquecer essas almas, como gostaríamos que outra Luz nos aquecesse… e tenha certeza de que todas nós um dia estaremos alegres e sorridentes no Nirvana…