Curta nossa página


Procuremos sempre evoluir

A VIDA SE REPETE EM CICLOS…

Publicado

Autor/Imagem:
Tania Miranda - Foto Francisco Filipino

A vida é feita de acontecimentos. E lembranças. Cada fato vivido é guardado em algum canto de nossa memória e, sem mais nem menos, vem a tona, recordando momentos passados, bons ou não tão bons assim. Claro que preferimos ter as lembranças agradáveis daquilo que já passou. Claro que não temos domínio sobre o que nos lembraremos ou não. Com certeza, esses momentos retornarão à nossa memória, como um filme que iremos assistir… desejando ou não…

Qualquer coisa serve de gatilho para despertarnos lembranças de um tempo já passado. E, claro, cada um tem uma visão particular daquilo que ocorreu a tempos. Um mesmo acontecimento será lembrado de forma diferente por pessoas que participaram do evento. Porque ele impactou cada um dos presentes de maneira diversa, onde para alguns foi uma experiência positiva. Outros, no entanto, tiveram outra visão do fato arquivado nas brumas do tempo…

Quantas vezes não estamos quietas, perdidas na imensidão de nosso pensamento, quando alguma coisa… um perfume, um som… uma música ou o riso de alguém… nos faz viajar através do espaço, nos conduzindo a um momento específico… nos deixando reviver momentos que a muito pensávamos ter se perdido no passado? O simples voo de uma borboleta nos arremete a nossa infância, quando nossa única preocupação era nos divertir com nossos companheiros de folguedos…

O perfume de uma flor pode nos carregar além das cortinas do destino, e acabamos por reviver o primeiro beijo apaixonado, quando acreditávamos que o amor era eterno… e que viveríamos felizes para sempre, sem nenhum tipo de percalço que trouxesse ao nosso mundo nuvens de tempestades que pudessem quebrar o equilíbrio que nos mantinha felizes…

Uma foto de um momento passado nos faz sentir o colo quente e macio de nossa mãe, nos acalentando por alguma coisa que nos aconteceu… talvez um machucado que ganhamos em uma queda, durante nossas brincadeiras… seu beijo encantado, afastando a dor que a poucos segundos sentíamos e a certeza de que aquele anjo nos protegeria por toda nossa vida…

A mão amiga de nosso pai, nos afagando e ajudando em nossos primeiros passos… nos ensinando que a vida é dura, mas que temos que enfrentá-la de peito aberto, vencendo todas as provas que encontrarmos pela frente… e se não vencêssemos de primeira, não haveria problema… a experiência adquirida nos ajudaria em uma segunda, terceira tentativa… o importante era nos levantar e tentar novamente. Desistir? Jamais…

O primeiro sorriso de nosso primeiro filho… a emoção de ouvir as primeiras palavras por ele… ou ela… pronunciadas… quando nos sentimos importantes e ao mesmo tempo impotentes, desejando ter a mesma força e determinação que nossos pais tiveram ao cuidar de nós…

Nossa primeira queda ao tentarmos aprender a andar de bicicleta… a primeira queda de nosso filho ao fazer a mesma coisa… a lembrança da emoção do dia de nossas bodas… e emoção que sentimos quando nosso pedacinho de gente segue o mesmo caminho, tendo escolhido seu parceiro… sua parceira! A vida se repete em ciclos, e todos eles ficam gravados em nossa mente…

Sim… temos bons momentos para recordar. Os não tão bons assim também ficam gravados. E quando estes retornam ao mundo, através de nossa lembrança, um sentimento de tristeza toma conta de nossa alma… muitas vezes a lembrança de algo que poderia nos fazer felizes simplesmente nos deixa tristes, sem entender realmente porque tal nos acomete… mas a vida é assim, feita de momentos felizes ou não tão felizes. É a dinâmica da vida…

Não podemos nos esquecer que a vida é efêmera. E que a qualquer momento podemos partir deste plano. E que seremos lembrados pelas boas obras que deixarmos para aqueles que chegaram depois de nós. Se nossas obras não forem tão boas assim, também poderemos ser lembrados. Mas creio que não é a forma que desejamos permanecer no imaginário de nossos entes queridos. Então, o que fazer?…

Sejamos sempre a melhor pessoa que conseguirmos ser. Procuremos sempre evoluir, fazer realmente o bem, espalhar Amor e Ternura ao nosso redor. Para que quando aqueles que ficarem nesse plano se lembrarem de nós, que seja uma lembrança carinhosa, que lhes traga boas recordações… como aquelas que temos de nossos pais… de nossa primeira professora, de nossos coleguinhas de brincadeiras… de nosso primeiro amor… de nosso Amor Verdadeiro, aquele que chegou para permanecer ao nosso lado para sempre…

E quando nos recordarmos de nosso passado, mesmo das passagens não tão boas, que consigamos ver o quão belo foi aquele momento, mesmo que naquele instante não tivéssemos discernimento para perceber isso… e que não nos esqueçamos de que a vida é como um vitral, onde cada pedacinho do que passamos é importante e nos ajudou a sermos quem somos no dia de hoje…

E que, quando fecharmos os olhos para o sono derradeiro, as boas lembranças sejam as únicas a nos acompanharem… e que sejam estas a ser lembradas por aqueles que aqui permanecerem…

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.