Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Safra garantida

Agronegócio e agricultura familiar de mãos dadas

Publicado

Foto/Imagem:
Pretta Abreu - Foto de Júnior Rosa

O desenvolvimento do agronegócio no Distrito Federal e na região do Entorno, que abrange áreas de Minas Gerais e Goiá, sem prejuízo da agricultura familiar, passa necessariamente por uma reforma agrária, capaz de acabar com os conflitos pela terra e desenvolver a agricultura. Essa a opinião do deputado distrital Leandro Grass, pré-candidato ao Palácio do Buriti numa aliança que reúne, até agora. PV, PT e PCdoB, estando ainda com as porta para o PSB, Psol, PDT e Rede.

Em discurso neste domingo (19), durante congresso por direito à terra, trabalho e moradia, o parlamentar defendeu que seja feita uma reforma agrária na região para combater a grilagem e a ocupação desordenada do solo. No evento, organizado pela Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), também foram discutidas soluções para a agricultura familiar.

O encontro ocorreu na chamada Rota do Cavalo, na zona rural de Sobradinho, e teve a presença de produtores e moradores de assentamentos da região. Leandro Grass destacou sua atuação em defesa da agricultura familiar. “Durante meu mandato eu estive presente, pude comprovar a importância e a força desse setor aqui do DF e, junto com a Emater, conseguimos aportar recursos para alguns programas, como de saneamento rural e o programa de apoio aos sistemas agroflorestais”, comentou.

O deputado lamentou, no entanto, as dificuldades ainda comuns na produção local e da microrregião. “Infelizmente o que poderia ter sido feito não foi porque hoje temos um governo que não olha para o campo e que lamentavelmente tem feito vista grossa, tem agido de forma omissa e muitas vezes contribuído com o crescimento da grilagem de terras, corroendo nossa agricultura familiar, nosso cinturão verde”, criticou.

Leandro Grass afirmou que “o único futuro possível para o Distrito Federal é a preservação e o fortalecimento da agricultura familiar”. Ele acrescentou que esse caminho pode ajudar a cidade a evitar novos problemas de abastecimento de água. “Há 5 anos tivemos uma crise hídrica e tentaram colocar a responsabilidade nas costas do agricultor familiar, mas a gente sabe que ela tem relação é com a ocupação desordenada do solo, com a grilagem, com o parcelamento e essa condominalização que está sendo feita no DF”, enfatizou.

Para Leandro Grass, essas questões impedem a gestão correta da área rural do DF, que, segundo o pré-candidato ao governo, precisa de uma reforma agrária local. “Nós somos uma das unidades federativas do país com o maior espaço disponível para assentar, estimular e produzir; temos condições de regularizar os assentamentos que estão esperando há mais de 10 anos e isso não é feito por falta de interesse político”, sustentou.

Outras medidas sugeridas por Leandro Grass para fortalecer a agricultura familiar são a criação e ampliação do alcance de canais de irrigação; expansão do saneamento rural; promoção de soluções alternativas de produção de energia para o campo, como placas fotovoltaicas; ampliação da aquisição direta dos produtos da agricultura familiar e fortalecer o programa de aquisição para a merenda escolar. Ao lado dessas medidas, esclareceu, deve ser corrigido o atendimento da assistência social no campo e na cidade.

Publicidade
Publicidade