Curta nossa página


Índia

Aldeões fogem de ataque de formigas venenosas

Publicado

Autor/Imagem:
Sangeta Yadav/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Cientistas indianos lançaram uma operação para livrar uma aldeia do exército de insetos perigosos. Milhares de formigas vermelhas venenosas criaram estragos no distrito de Puri, no estado de Odisha, quando a água da enchente as forçou a entrar na vila de Brahmansahi e invadir casas, estradas, campos e árvores.

Embora muitas pessoas tenham sido mordidas por essas formigas, causando inchaço e irritação na pele, vários animais domésticos e lagartos domésticos também foram vítimas de seus ataques.

Os moradores locais disseram à agência de notícias PTI que cerca de 100 famílias vivem na aldeia que luta pela sobrevivência. Tanto que três famílias já fugiram do local e várias outras são obrigadas a  cercar onde quer que estejam, sentam ou dormem com pós de pesticidas.

“As formigas tornaram nossas vidas miseráveis. Não conseguimos comer, dormir ou sentar direito. As crianças não podem estudar por causa do medo de formigas”, disse Renubala Dash, que junto com sua família está hospedada na casa de um parente. em uma vila próxima.

Cientistas indianos da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Odisha (OUAT), juntamente com a administração do distrito, lançaram uma operação de resgate e socorro.

Sanjay Mohanty, cientista sênior da OUAT, explicou que essas formigas vermelhas infestaram a vila depois que seus habitats na margem do rio e nos arbustos foram submersos pela água da enchente.

“Para acabar com a ameaça, nosso objetivo principal é encontrar e matar as formigas rainhas. Elas são responsáveis ​​pela explosão de formigas vermelhas e de fogo na área. Estamos tentando encontrar o lugar onde estão. Uma vez localizado, o pesticida pode ser pulverizado dentro de um raio de dois metros”, disse Mohanty ao PTI.

Embora amostras das formigas venenosas vermelhas tenham sido enviadas ao laboratório para verificar seu caráter, o oficial de desenvolvimento de bloco local (BDO) Rashmita Nath pediu às autoridades para limpar os arbustos e pulverizar com inseticidas.

“Visitei a vila e encontrei formigas em todos os lugares. Os moradores tentaram o seu melhor, mas não conseguiram afastar as formigas”, disse Nath, acrescentando que uma equipe de médicos foi enviada para tratar as pessoas afetadas.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.