Curta nossa página


Socorro na pandemia

Alemanha dá 3 mil reais a bolsistas brasileiros

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

O Ministério da Educação e Pesquisa alemão está reforçando a assistência a estudantes estrangeiros em função da pandemia do novo coronavírus. No grupo estão milhares de brasileiros. A ajuda pode chegar a até 500 euros (cerca de 3 mil reais no câmbio paralelo) mensais e está sendo paga em julho e agosto, podendo ser prorrogada.

A medida beneficia todos os estudantes matriculados em universidades alemãs que se encontrarem em situação de emergência devido aos efeitos da pandemia de Covid-19 podem solicitar a ajuda financeira provisória.

De acordo com MyGermanUniversity, um portal que auxilia universidades alemãs no recrutamento de estudantes internacionais, essa ajuda é especialmente importante para estudantes estrangeiros, já que 75% deles trabalham na Alemanha durante seus estudos. É um grupo que, por conta da Covid, encontra-se mais vulneráveis a problemas financeiros.

Tobias Bergman, CEO do MyGermanUniversity, apoia a nova ajuda: “A ajuda financeira provisória é, por assim dizer, um presente aos estudantes. Deste modo, muitos estudantes brasileiros poderão continuar seus estudos na Alemanha sem temer dívidas adicionais.” Ele acrescenta que a pandemia pode ser vista como estressante, especialmente para estudantes internacionais que, em sua maioria, estão longe de suas famílias, e enfatiza que as medidas governamentais podem ao menos aliviar as preocupações financeiras.

Para que os estudantes brasileiros possam fazer uso da ajuda provisória, eles devem provar que se encontram em situação de emergência financeira por causa da pandemia, por exemplo, porque seu trabalho de meio período foi cancelado. Dependendo da situação do solicitante, a ajuda complementar pode variar entre 100 e 500€ por mês. MyGermanUniversity aconselha que todos os estudantes brasileiros utilizem dessa opção.

Em uma comparação internacional, a Alemanha se destaca como um dos países que também está apoiando estudantes internacionais durante a pandemia de Covid-19. Isso condiz com a estratégia geral de internacionalização do panorama de ensino superior alemã, tornando a Alemanha um dos destinos mais populares para estudantes internacionais. De acordo com MyGermanUniversity, aproximadamente 300 mil estudantes internacionais encontram-se atualmente em universidades alemãs.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.