Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Alimentação saudável ajuda corpo e mente

Andréia Silveira

Se você tem uma rotina cansativa, estressante e que exige muito do seu bom ânimo, precisa se alimentar bem. Mas quais os alimentos devem fazer parte de um cardápio saudável? Sabemos que a resposta mais correta é fugir de frituras, gorduras, açúcares e todos os tipos de alimentos industrializados.

Porém se você quer mais energia e disposição, sem perder o bom humor, existe uma lista de alimentos para isso. Quer saber quais são? Confira!

Corpo e para a mente
Adquirir hábitos alimentares saudáveis faz bem para todo o corpo, mas não adianta sair comendo tudo o que é natural. Se você precisa aumentar a sua energia positiva, concentre-se nos alimentos certos. Veja uma lista com alimentos que te dão energia positiva e os que não fazem bem para a mente.

Essa lista inclui alimentos naturais e crus, mas que foram cultivados de forma orgânica, ou seja, você deve fugir de alimentos que contêm pesticidas. Então, se você quer obter energia positiva por meio da alimentação, inclua cereais, frutas, verduras, grãos e sementes. Você vai perceber maior equilíbrio, harmonia e tranquilidade em seu corpo e mente.

Há alimentos que não fazem bem para a mente. São a cebola, abacate, limão, levedo de cerveja, rabanete, tomate, lentilha seca, azeitona, amendoim, alho, pimenta, leite de soja, café, açúcar e muitos outros alimentos que são estimulantes, ativadores e agitadores estão na lista. Embora muitos fazem bem para o corpo, eles desequilibram a mente, levando as pessoas a praticarem atividades exageradas.

Os alimentos que não fazem bem para o corpo e para a mente são os produzidos pelo homem, ou seja, industrializados. Alguns podem ser consumidos com moderação, mas a maioria deve ser riscada de sua lista, pois esgotam energia. No geral, não fazem bem à saúde da mente e nem para o corpo. Entre eles: fast-food, carne de soja, alimentos congelados e derivados de carnes.

Fique longe de frituras, alimentos requentados, gorduras, leite em pó, polpa de frutas congeladas, fermentados, processados, enlatados, embutidos e os aquecidos no micro-ondas.

Mais energia
Agora que você já sabe como equilibrar a energia positiva da sua mente, que tal conhecer os alimentos que dão energia ao corpo? Confira!

Chocolate amargo: contém cafeína, mantendo o corpo em alerta e com mais disposição;

Água de coco: hidrata e melhora a disposição por ser uma bebida energética natural;

Banana: regula o humor, sono e previne distúrbios emocionais;

Oleaginosas: contém selênio, cobre e magnésio, aumentando a produção de energia;

Açaí: rico em carboidratos;

Maçã peruana: minimiza a fadiga e o cansaço.

Por mais que sejamos dispostos e cheios de energia, tem sempre um momento no decorrer do dia que nos sentimos desanimados, frustrados e cansados. Para esses momentos, existem alguns hábitos alimentares que ajudam a impulsionar energia positiva:

Café da manhã
Fuja de alimentos que dão falsa energia: consumir alimentos ricos em açúcar pode ajudar momentaneamente, mas os efeitos são passageiros e o cansaço e mau humor aumentam.

Hidratação
Tomar água na quantidade adequada faz bem para o peso, pele e proporciona bem-estar.

Lanches
Você come o que compra, portanto, tenha sempre lanches naturais e saudáveis prontos e por perto.

Energia positiva
Siga a lista de alimentos que fazem bem para o corpo e para a mente citada acima e eleve o seu humor. Frutas, nozes, pães integrais e sementes contribuem em elevar o humor e isso ajuda o corpo a ficar com mais energia.

Dormindo bem
Para isso, consuma alimentos leves à noite e evite açúcar. Uma noite bem dormida ajuda a impulsionar mais energia ao corpo no dia seguinte.

Seguindo todas essas dicas você manterá o nível de energia ideal e não sofrerá quedas de humor.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente