Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mar Vermelho

Ambiente hostil pode ser caminho para achar ET’s

Publicado

Foto/Imagem:
Andrei Dergalin/Via Sputniknews - Foto Divulgação

Pesquisadores da Universidade de Miami fizeram uma descoberta intrigante no fundo do Mar Vermelho na forma de raras piscinas de salmoura. De acordo com a Live Science, embora essas piscinas extraordinariamente salgadas estejam entre os ambientes mais extremos do nosso planeta, elas na verdade estão repletas de vida.

“As piscinas de salmoura do fundo do mar são um ótimo análogo para a Terra primitiva e, apesar de serem desprovidas de oxigênio e hipersalina, estão repletas de uma rica comunidade de micróbios chamados ‘extremófilos'”.

A afirmação é de Sam Purkis, professor e presidente do Departamento. de Geociências Marinhas da Universidade de Miami e principal autor do novo estudo. “Estudar esta comunidade permite vislumbrar o tipo de condições em que a vida apareceu pela primeira vez em nosso planeta e pode orientar a busca por vida em outros ‘mundos aquáticos’ em nosso sistema solar e além.”

O pesquisador observou que predadores empreendedores, como peixes, camarões e enguias, aparentemente usam as piscinas para caçar, pois qualquer animal que se desvie na salmoura, que é desprovida de oxigênio, “é imediatamente atordoado ou morto”, e esses predadores, então, “se alimentam no azar alheio”.

As piscinas foram descobertas durante uma expedição em 2020 no Golfo de Aqaba, localizado na ponta norte do Mar Vermelho, e foram batizadas de Neeom Brine Pools em homenagem à empresa saudita que financiou a pesquisa. A maior piscina mede cerca de 10 mil metros quadrados, com as piscinas localizadas a cerca de 1,77 km abaixo da superfície.

A equipe fez a descoberta usando um veículo submarino operado remotamente do OceanXplorer, um sofisticado navio de pesquisa que pertence à organização de exploração marinha OceanX. Além do Mar Vermelho, outros corpos de água que são conhecidos por abrigar piscinas de salmoura em alto mar são o Golfo do México e o Mediterrâneo.

Publicidade
Publicidade