Síndrome de Deus
Anote e não esqueça que sociedade saudável é choque de opiniões
Publicado
em
Desde os primórdios da História Humana o desejo de controlar, sobrepujar seus semelhantes, é um sentimento forte que acomete algumas pessoas de determinado grupo social. É como se esta se sentisse superior a toda uma comunidade e, por esse motivo, seria seu o sagrado direito de fazer valer sua vontade….
Existem vários exemplos, no passado e no presente. Esses candidatos a “líder supremo” começam com pequenos grupos e aos poucos vão dominando associações maiores, muitas vezes incentivados pelos próprios membros dos mesmos. Claro, há algumas condições para que alguém seja alçado à condição de líder. A primeira delas é ser carismático. No momento em que a pessoa consegue se afirmar em meio ao seu grupo, no momento em que seus conhecidos passam a ser seguidores, tudo aquilo que ele disser será lei… todos o seguirão sem questionar…
Bem, sempre há um grupo de oposição, que questionará algum projeto de seu líder… é normal. Afinal, o aprimoramento de qualquer Sociedade só é possível com o choque de opiniões, onde as pessoas tentam impor seus pontos de vista…
Os grupos funcionam como partes de um corpo maior, onde cada um deles tem uma função específica. Não reparamos em tal coisa em uma primeira vista, mas se pararmos para pensar, o indivíduo sozinho nada pode, precisa da ação de seus semelhantes para conseguir avançar rumo ao seu objetivo, seja lá qual for…
Tudo começa com pequenos grupos, onde um dos elementos se destaca, apresentando suas ideias, direcionando seus companheiros para algum objetivo comum. Não importa qual seja. Todos obedecem…
Os elementos de determinado grupo têm ideias semelhantes. Isso faz com que sua ligação vá se fortalecendo dia a dia e, quanto mais sucesso o grupo tiver, mais influência sobre o mesmo o líder terá. Afinal, foi graças a sua gestão que o sucesso se consolidou, não é mesmo? Chega um momento em que aquela primeira sociedade fica pequena para o talento daquele dirigente, e este é alçado para um posto melhor, um grupo maior. É quando amealha novos seguidores que comungam com suas ideias. Claro, haverá sempre alguém em um posto superior que gostou de seus métodos e o pinçou para sua nova posição…
O principal mandamento para qualquer segmento da vida é “fique sempre ao lado dos bons, se quiser subir na vida”… isso significa, na prática, que você precisa estar sempre ao lado daqueles que poderão te ajudar em suas aspirações… afinal, quem não é visto, não é lembrado…
Se conseguir galgar todos os postos de comando, chegará um momento em que estará no ponto mais alto da Sociedade. E esse é o momento mais perigoso. Porque, por um motivo ou por outro, se você não usar o bom senso, com certeza enfiará os pés pelas mãos…
Muitas vezes, por motivos vários, o gestor, na ânsia de imprimir um estilo próprio em sua gestão, acaba por deixar a arrogância dominar seu espírito. Ficou de tal forma deslumbrado com o poder a ele confiado, que do nada se considera um deus….
O maior inimigo de qualquer pessoa que esteja ocupando um cargo de comando é a soberba. Porque quando esta sobe à sua cabeça é como se tivesse sorvido um litro de qualquer bebida alcoólica… tudo fica desfocado à sua frente… e em sua cabeça, tudo lhe é permitido exigir, pois o controle do grupo é seu, e de mais ninguém…
Bem, a pessoa conseguiu a posição de líder de um grande grupo. E esse grupo é constituído de vários outros menores, que na sequência também são formados por outros. Ou seja, é como se fosse o corpo humano, com as células formando seus órgãos… e isso dá ao cabeça do grupo a sensação de poder divino… pois aquilo que ele falar será lei, terá que ser acatado por todos…
Claro, não é assim que a vida funciona… sempre haverá aqueles que compram a ideia… e outros que lutarão contra tal sistema…
A unanimidade nunca é total. Mas o “rei” não se importa com tal situação, uma vez que em sua posição se percebe bem avaliado. E consegue fazer valer suas ordens… ao menos enquanto seguir as regras do jogo…
Sabe quando o problema se iniciará? Quando essa pessoa perder a noção de onde começa e onde termina sua influência… e tentar dominar outros grupos que não estão ligados diretamente ao dele… em determinado momento o poder ela ficará de tal forma embriagada com o poder concedido pelos seus seguidores, que acreditará piamente que tem o Poder Absoluto, e pode forçar todos os outros grupos a se sujeitarem a ela… e é então que, como diz a sabedoria popular, o caldo irá entornar…
No afã de conseguir vantagens para seu grupo, esse líder tentará impor seu ponto de vista sobre outros que tem seu mesmo status… são seus iguais, não seus subalternos. Mas a soberba é tamanha que não consegue perceber essa diferença de atribuições. E parte para cima de aliados com tantra sede, que acaba por derrubar o pote pelo caminho. Ameaças de todos os tipos serão proferidas, na vã esperança de que seu interlocutor se acovarde e cumpra as ordens recebidas… só que não é com seu grupo que está falando… e então começam as querelas…
É assim que as guerras se iniciam… um líder tenta dominar um grupo que não é o seu, na tentativa de expandir seus domínios. Nem sempre dá certo. Mas como quem vai para o front são seus seguidores, prontos para dar a vida por ele, não vê nenhum problema quanto a sua conduta…
O que leva uma pessoa a desejar ter o poder de vida e de morte sobre seus iguais? Porque algumas pessoas não estão satisfeitas com aquilo que já possuem e procuram amealhar mais e mais bens materiais, mesmo que em detrimento de outras pessoas? O que faz com que a pessoa venha a adquirir essa “síndrome de Deus”, onde pensa ser tudo permitido em nome de sua comunidade… embora, na verdade, a comunidade é o que menos interessa à pessoa… o que realmente importa é sua realização pessoal, mesmo que para isso tenha que abrir os portões do inferno?..
Quando aqui chegamos nada trazemos. Quando chegar a hora de partir, daqui nada levaremos. Então, porque essa cobiça pelas posses alheias? É algo que não tem explicação. Mas que acontece em nosso dia a dia…no pequeno e no macrocosmo…
E o que podemos fazer, então? Lutar para mudar esse sistema de coisas… tentar fazer as pessoas entenderem que a vida nos fornece tudo aquilo que necessitamos enquanto estivermos nesse plano… e que aqui estamos para aprender… lado a lado, ombro a ombro. No dia em que toda a comunidade mundial aposentar as armas e decidir viver como irmãos que somos, a Paz finalmente governará esse plano… mas, infelizmente, isso não passa de utopia, não é mesmo?…