Curta nossa página


Apitaço marca o primeiro protesto do domingo anticopa

Publicado

Autor/Imagem:


Um grupo de manifestantes contrários à realização da Copa do Mundo promoveram neste domingo (15) um “apitaço” na Rodoviária do Plano Piloto. A manifestação foi promovida por integrantes de movimentos populares e sindicalistas.

Os organizadores do protesto estenderam faixas com mensagens contra o evento esportivo. Uma delas ironiza o Mundial, dando boas-vindas aos torcedores à “Copa das Manifestações”.

Em greve desde o dia 21 de abril, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (Sinasefe) se uniram aos manifestantes que se mobilizaram pela internet. De acordo com o Sinasefe, 161 instituições ligadas ao sindicato estão com as atividades paralisadas.

O grupo reivindica a antecipação dos 5% de aumento previsto para 2015, 10% do PIB para educação pública e reestruturação das carreiras de técnicos e docentes.

O ato deste domingo foi combinado por meio de redes sociais e é coordenado pelo Comitê Popular da Copa. A concentração começou por volta das 11h na escadaria da Rodoviária do Plano Piloto.

O acesso à região central de Brasília se deu exclusivamente por metrô e linhas autorizadas de ônibus, já que sete vias foram bloqueadas às 7h, em um raio de três quilômetros a partir da arena, e carros particulares estão proibidos de circular no perímetro.

Este é o segundo protesto em Brasília desde o início da Copa do Mundo. O primeiro aconteceu no primeiro dia do evento, quando cerca de 80 pessoas ocuparam o Pistão Norte e tentaram se aproximar da área montada para a Fan Fest, no Taguaparque. O grupo chegou a dizer à Polícia Militar que largaria faixas e cartazes se fosse autorizado a panfletar nas proximidades da estrutura.

Não houve acordo entre as partes, e os manifestantes insistiram em tentar atravessar o cordão policial. Os PMs usaram spray de pimenta para contê-los. Três pessoas foram presas por desacato – uma delas estava mascarada e teve as vendas retiradas à força do rosto.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.