Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Aprenda a harmonizar a casa e destrua maus olhados

Hortencia Del Bianco Hokama

Feng Shui é uma arte milenar utilizada para organizar a vida do ser humano. Data de mais de cinco mil anos. É elaborada a partir da observação da natureza, utiliza os mesmos princípios que regem as ciências naturais e tem com base o conceito do Tao, Yin e Yang, energia Ch’i e os cinco elementos associados ao estudo das cores, relevo, clima e formas.

Sua função é favorecer uma vida saudável, atrair abundância, prosperidade, harmonia para o casal, para a família e sucesso em todos os aspectos da vida. O segredo está em harmonizar essa energia pela casa. A arte do Feng Shui é trazer boas vibrações para a conquista dos sonhos pessoais.

Em tempos de crise nos negócios, nos quais executivos, economistas, administradores e consultores buscam soluções para melhorar os resultados das empresas o Feng Shui contribui de forma significativa para o sucesso empresarial.

De acordo com o Feng Shui, o nosso ambiente conta uma história. Então se mudarmos os elementos deste ambiente de forma correta, poderemos mudar a nossa história de forma positiva. Veja como agir:

Porta de entrada
O principal ponto de energia de uma casa é a porta de entrada. Ela é considerada boca da casa e o Ch’i que entra por ela é distribuído por todos os cômodos e terá efeito sobre a saúde e prosperidade da família.

A porta de entrada deve estar em perfeito estado de conservação, quanto mais bonita e vistosa melhor será a qualidade do Ch’i a entrar por ela. Uma fechadura dourada ajuda a atrair prosperidade.

Quarto das crianças
A coisa mais importante no quarto de uma criança é a posição da cama e a qualidade desta que deve ser confortável e aconchegante. A posição é a mesma dos adulto com visão para porta de entrada sem estar diretamente na frente dela e tomar o cuidado de não dividir a cama com banheiro e cozinha. A energia da água e do fogo que domina estes dois ambientes pode prejudicar a saúde da criança e diminuir sua capacidade de concentração.

Não coloque móveis muito grandes, opressivos e nem prateleiras sobre a cabeça. Evite os beliches que prejudica tanto quem dorme embaixo como quem dorme na cama de cima, as duas ficam com pouco espaço e oprimem.

Outro cuidado que deve ser tomado no quarto de crianças são as imagens nele utilizadas, observe que tipo de mensagens estas imagens estão passando.

A escrivaninha deve ser colocada de maneira que a criança tenha visão de quem entra, mas que também não fique exposta diretamente a ela, porque o nesta posição o Ch’i chega muito acelerado e é prejudicial.

O quarto deve alegre com muitas cores e é muito importante que a criança participe das escolhas.

Sala de jantar
A sala de jantar é onde se come a comida que foi preparada na cozinha. Este local combina a energia nutritiva com a social. Se este cômodo for usado diariamente pode ser um lugar muito dinâmico.

A mesa deve ser redonda, oval ou com as bordas arredondadas, deve ter um numero par de cadeiras bem confortáveis.

Um grande espelho refletindo a mesa tem a função de duplicar a prosperidade. Fora dos horários das refeições mantenha no centro da mesa um fruteira farta ou um belo arranjo de flores.

Banheiros
Melhor seria que ficassem fora de casa como antigamente. O banheiro é relacionado com o elemento água e para os chineses a água é relacionada com o dinheiro, portanto muito desperdício de água afetara as finanças da casa.

Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar este problema. As portas dos banheiros devem estar sempre fechadas e a tampa do vaso sanitário sempre abaixadas.

Consertar torneiras pingando e vazamentos que além das finanças prejudicam também a parte emocional.

Tenha sempre no banheiro elemento madeira que ajuda a conter o Ch’i desperdiçado através da água. O ideal são as plantas naturais, mas podem ser também objetos de madeira ou na cor verde.

Dormitórios
Considerado o terceiro item mais importante no Feng Shui. Passamos nele praticamente um terço de nossas vidas por este motivo devemos tratá-lo como um santuário, livre do estresse da vida moderna.

O dormitório é onde recuperamos a energia perdida e também construímos a base de um relacionamento feliz.

A cama deve ficar posicionada de maneira a se ter visão da porta de entrada, mas que não esteja diretamente voltada para ela, se for este o caso pendurar um cristal multifacetado entre a porta e a cama.

No caso de suíte manter a porta do banheiro sempre fechada e se a porta se abrir diretamente para a cama também colocar um cristal entre elas. A cabeceira da cama deve sempre estar encostada numa parede desde que não seja partilhada com banheiro ou cozinha principalmente com o vaso sanitário e o fogão.

Uma viga exposta não deve cruzar a cama porque prejudica a saúde e o relacionamento entre casais se esta cortar a cama verticalmente. Uma solução é rebaixar o teto.

Sala de estar
É o primeiro lugar a ser avistado, por isso deve passar uma mensagem de boas vindas. Deve ser um lugar acolhedor, confortável e tranqüilo.

O sofá não deve estar de costas para a porta de entrada e os móveis devem ser dispostos de maneira que estimulem o convívio social.

A iluminação deve ser diversificada para ser usada conforme a necessidade.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente