Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Aprenda cinco técnicas de respiração para meditar

Roberta Lopes

Uma das coisas que mais pode nos beneficiar em nosso cotidiano é também uma das que fazemos mais automaticamente. Exatamente por ser tão inerente à nossa sobrevivência e tão básico, a respiração é algo que fazemos sem nem prestar atenção. No entanto esse ato é de extrema importância para uma vida benéfica e para diversos outros benefícios de nosso corpo e mente.

Por meio da respiração é que conseguimos nos acalmar, pensar mais livremente, focar em coisas importantes e que merecem a nossa atenção. É prestando atenção na respiração que nós fazemos de forma mais correta e fácil algumas práticas, como a yoga e a meditação, pois é quando o ar completa seu ciclo dentro de nosso corpo que também conseguimos completar ciclos de mente e alma.

Abaixo, relacionamos cinco técnicas de respiração indicadas para a prática da meditação, mas que também podem te beneficiar em outros campos.

Confira:

Sama vritti Pranayama
É uma técnica focada na proporção da sua respiração. O ideal é que o ato de inspirar e expirar durem o mesmo tempo. Conte em quatro tempos e preste atenção enquanto puxa o ar para os seus pulmões, em seguida, solte o ar na mesma velocidade. Quando você conseguir controlar essa ação é interessante incluir quatro tempos entre o inspirar e o expirar. Com o tempo, você perceberá que essa técnica ajuda na concentração e facilita o ato de meditar.

Ujjayi
Essa técnica de respiração é capaz de acalmar e também de fazer uma espécie de massagem em alguns órgãos de seu corpo, principalmente o esôfago e o baço. É necessário que você inspire com bastante profundidade, até atingir o máximo de seus pulmões. Logo em seguida, prenda esse ar enquanto conseguir e depois solte pela boca. Não se preocupe em ficar em silêncio, faça os sons que o ar quiser enquanto sai e entra em seu corpo.

Kapalabhati
Capaz de acalmar a mente e fazer uma limpeza emocional! Comece sentando de forma confortável, com as pernas cruzadas e as mãos voltadas para cima sobre os seus joelhos. Encha sua barriga com o ar que inspira e sinta ela se esvaziando quando expirar. É importante que faça um som de “chhh” enquanto contrai os lábios.

Simhasana
É uma respiração mais elaborada, mas que também é capaz de aliviar o estresse como nenhuma outra é capaz! Fique sentado de pernas cruzadas ou em quatro apoios. Inspire com bastante intensidade pelo nariz e expire pela boca enquanto dá um grito que imita o rugido de um leão.

Bhastrika
Fique ajoelhado e posicione as suas mãos sobre o seu abdômen. Puxe e jogue o ar com rapidez, como se imitasse a respiração acelerada de um cachorro. É preciso que sinta o seu abdômen se contraindo e relaxando ao mesmo tempo que a sua respiração faz os movimentos. Respeite o seu corpo e faça somente pelo período que for agradável.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente