Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Vida leva eu...

Aprenda maneiras de colocar a gratidão em prática

Publicado

Foto/Imagem:
Horóscopo Virtual - Carolina Paiva, Edição - Foto/Divulgação

Um dia somos jovens cheios de sonhos; no outro, estamos frustrados, à base de Zeca Pagodinho, cantando: “Deixa a vida me levar, vida leva eu…”. Mas será que nossa vida é mesmo tão ruim quanto às vezes parece? Será que, apesar de não termos controle sobre tudo que nos acontece, não existem coisas boas na nossa rotina?

Sempre nos dizem para sermos gratos, mas somente essa frase nos soa muito abstrata, não é mesmo? Pois saiba que você precisa é de óculos! Óculos para enxergar o bem que está ao seu redor, as coisas pequenas, porém significativas, que são muito positivas e pelas quais você pode, sim, ser grato!

Aqui no Horóscopo Virtual, traremos 10 dicas que serão seus novos óculos de gratidão. Ao implementar estas dicas, você mudará seu jeito de encarar a realidade e, independentemente de continuar seguindo o fluxo ou não, você se verá mais ciente da sua vida, em vez de ser um coadjuvante de sua própria história. Curioso? Então confira agora!

• Tenha um diário de gratidão
Poucas coisas são tão efetivas quanto escrever todos os dias razões pelas quais você foi grato naquelas últimas 24 horas. Sabe todas aquelas coisas boas que aconteceram no seu dia? Então escreva todas elas! Além de ser um meio de praticar a gratidão ao notar o quão abençoado você é, esse também é um excelente jeito de tornar dessa prática um hábito, o que te ajudará a aprimorar seu jeito de ver a vida.

• Medite
Existem diversas meditações guiadas que te farão praticar a gratidão. Apenas como exemplo, você pode começar colocando-se numa posição confortável. Feche os olhos. Concentre-se na sua respiração. Pense em tudo de bom que aconteceu no dia, e, caso pareça que não haja nada pelo qual agradecer, pergunte-se se tem saúde, pessoas que se importam com você, um teto sob o qual dormir, dinheiro para comer… e então você descobrirá que tem motivos pelos quais ser grato.

• Ore
Caso meditação não seja sua praia, você pode orar. Quando estiver falando com Deus ou com sua respectiva entidade, antes de pedir por algo, agradeça. Agradeça por estar onde está, por ter sido capaz de chegar até aqui. Agradeça pela saúde das pessoas com as quais você se importa. Agradeça por não estar sozinho. E continue encontrando o máximo de razões para agradecer antes de pedir algo a mais. Se os seres humanos gostam de apreciação e reconhecimento, imagina como seria bacana demonstrar o mesmo por quem faz tanto por nós, não é mesmo?

• Esteja atento aos acontecimentos
Sabe quando algo muito bom acontece, e sua primeira reação é ficar feliz? Nessa mesma hora em que experimentar essa felicidade crescente em seu peito, sinta a gratidão brotando no seu coração na mesma medida! Ser capaz de reconhecer e ser grato pelas coisas boas na hora em que elas acontecem é duas vezes mais eficaz do que apenas se lembrar no fim do dia.

• Comente com pessoas próximas
Converse com as pessoas que são queridas para você sobre todas as coisas boas que têm te acontecido. Isso irá colocar a gratidão que existe em você no mundo real, pelo simples ato de conversar! Sabemos que é preciso tomar cuidado com a inveja, mas você deve ser mais do que capaz de julgar em quem você pode confiar, não é mesmo?

• Tire fotos e poste-as
Para quem gosta de tecnologia, essa é uma excelente maneira de manter recordações e gratidão! Comeu algo gostoso ou o prato está bonito? Tire uma foto! Está vendo uma paisagem de tirar o ar? Tire foto! Seu filho está dormindo de um jeito fofo? Tire foto! Seu cachorro está numa posição engraçada? Tire foto! Quando o dia chegar ao fim, e você vir todas aqueças imagens, você vai perceber que teve mais momentos de gratidão no seu dia do que imaginou!

• Crie rituais de gratidão
O segredo aqui é fazer algo que tenha significado para você. Agradeça pela refeição antes de comer. Durante sua prática de exercícios, aproveite para recapitular seu dia e perceber as coisas boas que lhe aconteceram. Enfim, encontre um ritual que te sirva bem!

• Expresse sua gratidão
Outro grande método de praticar a gratidão é expressando o sentimento! Seu amigo foi a um lugar com você, mesmo que não fosse seu destino preferido? Agradeça a ele. Sua avó faz sua comida preferida? Agradeça a ela. Alguém te elogiou? Agradeça! Alguém de quem você gosta muito está por perto? Agradeça a presença! Mas faça isso de coração, note a dedicação das pessoas ao seu redor a fim de promover seu bem-estar e perceba que sua realidade poderia não ser tão boa.

• Lembre-se dos dias ruins
Sabemos que às vezes parece que tudo é escuridão, mas você já sobreviveu a dias piores que o atual. Lembre-se desses dias. Perceba aquilo de que você não gostava e que mudou para melhor. E seja grato por isso!

• Seja mais presente
Isso faz parte de expressar gratidão, mas nem sempre precisamos de palavras para expressar esse sentimento. Muitas vezes, ações podem falar mais do que palavras. Seja presente na vida de quem você gosta, às vezes esse jeito de demonstrar gratidão vale muito mais do que lembrancinhas para essas pessoas.

Agora que você conhece algumas dicas de como implementar a gratidão na sua vida, que tal se livrar daquela desculpa: “Mas não sei como fazer isso”? Pode ser por meio da meditação, oração, escrita, conversa… entre estas 10 dicas, certamente você será capaz de encontrar uma que seja adequada à sua personalidade ou estilo de vida!

Publicidade
Publicidade