Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Dia de Finados

Aprenda rituais e dicas para celebrar os mortos

Publicado

Foto/Imagem:
Horóscopo Virtual - Carolina Paiva, Edição - Foto/Divulgação

Em 2 de novembro, todos os anos, comemora-se o Dia dos Finados. Nessa ocasião, muitas pessoas costumam ir aos cemitérios onde parentes e amigos foram enterrados para homenageá-los. Mas como tudo isso começou?

No ano 998, um monge chamado Odilo de Cluny, da Ordem Beneditina, decretou que o dia 2 de novembro seria dedicado a rezar por aqueles que morreram. Dessa maneira, garantiriam que as almas deles seguissem em paz para um novo plano de existência.

Embora o Dia dos Finados tenha surgido como uma celebração puramente religiosa, a data se popularizou com o tempo. Por causa disso, até quem não segue uma crença específica passou a dedicar esse dia do ano para lembrar de quem partiu. A seguir, descubra como fazem isso!

Rituais para o Dia dos Finados
As comemorações do Dia dos Finados mudam de teor e de data ao redor do mundo. Elas dependem, essencialmente, de como cada cultura encara a morte e como a sociedade se relaciona com o fim da vida.

No Brasil, por exemplo, a morte é vista como um evento trágico e triste, acompanhado por muita dor. Então, em 2 de novembro, é importante estar ao lado de quem amamos, acolher aqueles que ainda sofrem por quem morreu e visitar os túmulos dos falecidos. Também é possível postar fotos antigas com quem deixou saudade e decorar os cemitérios com flores.

Por outro lado, o México comemora o Dia de los Muertos (em 2 de novembro) com muita alegria. Isso porque, para a cultura mexicana, o fim da vida terrena é o início de uma vida com bem-estar e bom-humor, portanto é importante lembrar-se dos mortos com felicidade. Na festa há as comidas preferidas deles, flores alaranjadas, músicas animadas e fotografias de quem partiu.

Outro país que celebra o Dia dos Finados de um jeito diferente é o Japão. Lá, a comemoração começa em 15 de agosto e dura três dias. Os japoneses enaltecem os ancestrais deles com danças, comidas especiais e limpeza das lápides dos falecidos, inclusive é comum visitar as casas onde essas pessoas viveram.

Além disso, há um show especial para auxiliar os espíritos dos falecidos. Em Kyoto, em 16 de agosto, as montanhas são decoradas com cinco estrelas flamejantes, para saudar as almas que estão vindo visitar os parentes e amigos que continuam vivos.

Se você quer comemorar o Dia dos Finados, mas ainda não sabe como fazer isso, preparamos algumas dicas. Leia cada uma delas:

1) Faça uma oração

Uma oração pela alma dos falecidos é uma maneira de celebrar o Dia dos Finados, garantindo que Deus estará olhando por aqueles que já nos deixaram. Você pode elaborar uma oração ou seguir esta sugestão:

“Dá, Senhor, a alegria da vida que não termina aos meus falecidos, a todos os falecidos. Abre para eles de par em par a felicidade da tua casa, onde não há ‘nem choro, nem pena, nem dor, nem sofrimento, nem morte’. Permite-lhes, Senhor, recordar-se de nós, para que nos ajudem a não nos esquecermos jamais de ti.”

2) Um dia de festa

Se você não gosta de fazer orações ou de visitar cemitérios, o Dia dos Finados pode ser vivido como uma festa.

Explore os significados de sonhar com a própria morte

Escolha as pessoas que você quer homenagear e prepare as comidas das quais elas gostavam, ouça as músicas que mais amavam e fique feliz por ter tido a chance de conhecê-las.

3) Uma visita ao álbum de fotos

Diversas fotografias antigas espalhadas em uma mesa

Rever fotografias de quem não está mais entre nós é uma forma de retomar as sensações de um momento especial, então, no Dia dos Finados, faça uma visita aos seus álbuns de fotos. Reúna parentes e amigos para falar sobre a história de cada clique, mantendo viva a memória de quem se foi.

4) Acenda uma vela

Ao acender uma vela para uma pessoa que já morreu, você está iluminando o caminho dessa alma para um plano espiritual positivo e feliz. Mesmo que você não siga uma religião, pode interpretar que o fogo é uma importante fonte de energia e de luz que vai acompanhar quem você tanto ama.

Aprofunde-se no olhar holístico sobre vida, morte e karma.

5) Ofereça flores

As flores são um gesto de carinho, de amor e de saudade. Para homenagear um ente querido, você pode levar flores ao túmulo dele ou simplesmente colocar um vaso em um lugar especial da sua casa. Dessa maneira, essa pessoa saberá que você continua pensando nela, de onde quer que ela esteja.

Considerando todas as informações apresentadas, você já sabe que o Dia dos Finados é uma data de saudade e de muito amor. Para homenagear as pessoas que já partiram, mas que continuam vivas dentro de nós, escolha alguma das dicas que sugerimos. Você vai se surpreender com o bem que isso vai te fazer!

———–

 

Publicidade
Publicidade