Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Animado e inanimado

Aranha saltadora tem intuição de fazer inveja ao homem

Publicado

Foto/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

O fato de algumas aranhas serem capazes de pular já não é tão assustador como se imaginava. Acontece que muita delas podem ser capazes de distinguir entre objetos animados e inanimados, usando muito da sua intuição,. É o que sugere um estudo da Universidade de Harvard.

Isso significa que essas aranhas podem basicamente dizer quando algo está se movendo – uma habilidade que se acreditava ser obtida apenas por vertebrados. De acordo com a pesquisa, as aranhas se comportavam de maneira diferente quando apresentadas a objetos que se moviam ou permaneciam em uma posição, e as formas como reagiam indicavam uma capacidade de discernir entre eles.

“Esses resultados demonstram claramente a capacidade das aranhas saltadoras de discriminar entre os sinais de movimento biológico”, escreveram os pesquisadores . “A presença de um sistema de detecção biológica baseado em movimento em aranhas saltadoras aprofunda as questões sobre as origens evolutivas dessa estratégia de processamento visual e abre a possibilidade de que tais mecanismos possam ser difundidos em todo o reino animal”.

Além disso, os pesquisadores descobriram que as aranhas giravam seus corpos para examinar os objetos que não reconheciam imediatamente, usando os olhos secundários na lateral de suas cabeças.

“Os olhos secundários estão olhando para essa exibição de movimento biológico de ponto de luz e já podem entendê-lo, enquanto o outro movimento aleatório é estranho e eles não entendem o que está lá”, observaram os cientistas.
O modelo pode ser usado para aprender mais sobre a capacidade semelhante em outros invertebrados, como caracóis ou insetos, de acordo com a equipe científica.

Publicidade
Publicidade