Curta nossa página


Descoberta do século

Arqueólogos acham túnel secreto na Pirâmide de Gizé

Publicado

Autor/Imagem:
Maxim Minaev/Via Sputniknews - foto Reprodução

A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide, foi construída no planalto de Gizé, nos arredores do Cairo, pelo Faraó da Quarta Dinastia Khufu, que governou de 2509 a 2483 aC. Lá cientistas descobriram um novo corredor perto da entrada principal.

Segundo o ministro egípcio de Turismo e Antiguidades, Ahmed Issa, o corredor, com nove metros de comprimento e pouco mais de dois metros de largura, foi encontrado na pirâmide durante uma varredura dos monumentos do Vale de Gizé iniciada em 2015.

Note-se que o corredor foi provavelmente projetado para aliviar o peso da enorme estrutura, que foi construída como câmaras funerárias reais por volta de 2560 aC.

“Esta descoberta, na minha opinião, é a descoberta mais importante do século 21”, disse o ex-ministro de antiguidades do Egito, Zahi Hawassa.

Os cientistas descobriram o corredor usando radiografia de múons de raios cósmicos antes de obter imagens dele passando um endoscópio de 6 mm de espessura, desenvolvido no Japão, por uma pequena conexão nas pedras da pirâmide.

O complexo arqueológico das pirâmides de Gizé está localizado no planalto de Gizé, perto do Cairo – na margem oeste do rio Nilo. O complexo tem mais de 4.500 anos. Consiste em três pirâmides dos faraós da quarta dinastia: Quéfren, Quéops (Khufu) e Meekerin.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.